Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32519
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GrazielaSilvaCaiado.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação quimiométrica da datação de documentos e envelhecimento artificial de lançamentos de tinta de caneta esferográfica por LC-MS/TOF
Autor(es): Caiado, Graziela Silva
Orientador(es): Zacca, Jorge Jardim
Coorientador(es): Braga, Jez Willian Batista
Assunto: Canetas esferográficas
Datação de documentos
Quimiometria
Perícia forense
Data de publicação: 23-Ago-2018
Referência: CAIADO, Graziela Silva. Avaliação quimiométrica da datação de documentos e envelhecimento artificial de lançamentos de tinta de caneta esferográfica por LC-MS/TOF. 2018. xxii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A determinação da idade de manuscritos em documentos questionados pode ser uma informação importante nos casos forenses. A datação pode ser realizada analisando o comportamento químico dos corantes presentes na tinta da caneta. Atualmente, ainda não existem métodos que consigam a datação absoluta de tintas de caneta em papel que possam ser amplamente usados. Um objetivo deste trabalho foi desenvolver um método quimiométrico de regressão por mínimos quadrados parciais para a datação de lançamentos de tinta de caneta esferográfica em papel e compará-lo com outro método que foi desenvolvido anteriormente pelo mesmo laboratório. Os métodos quimiométricos se mostraram complementares e a sua escolha dependerá da formulação da tinta da caneta a ser analisada. O segundo objetivo desse estudo foi explorar a cinética da degradação de corantes (em especial do corante Cristal Violeta) por intermédio de envelhecimento artificial. Os resultados obtidos mostram que a taxa de degradação dos corantes é função da composição inicial da tinta de caneta. A degradação natural de manuscritos em documentos reais envolvendo uma faixa de tempo de 14 anos foi modelada a partir das constantes cinéticas obtidas experimentalmente no envelhecimento artificial, assumindo-se reações de primeira ordem.
Abstract: Age determination of manuscripts on a questioned document is extremely relevant from a forensics point of view. Dye degradation through photo-oxidation processes may be used as proxy for this purpose by tracking ink dye composition along time. The first aim of this work was to develop a new chemometrics (PLSR) method for the age determination of ballpoint ink strokes on paper and compare it with a previous one (ULT) available in the literature. The two methods turned out to be complementary depending on specific ink formulations. The second aim of this study was to investigate dye degradation kinetics (especially that of Crystal Violet) using an artificial aging chamber. It has been shown that degradation kinetics is a function of the ink initial composition. A real case 14 year period natural degradation of documents has been modelled by means of the artificial aging kinetic constants and a first order reaction assumption.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Química, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Química
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32519
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.