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2018_EuridesAlvesBorges.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorPaschoal, Tatiane-
dc.contributor.authorBorges, Eurides Alves-
dc.date.accessioned2018-08-14T17:45:30Z-
dc.date.available2018-08-14T17:45:30Z-
dc.date.issued2018-08-09-
dc.date.submitted2018-02-27-
dc.identifier.citationBORGES, Eurides Alves. Qualidade de vida no trabalho e intenção de rotatividade: estudo com servidores de uma instituição pública de ensino superior. 2018. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32412-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEm razão das diversas transformações no contexto de trabalho das organizações, advindas da reestruturação produtiva, e também, das transformações na conjuntura política-administrativa, e tendo em vista os desdobramentos dessas transformações na saúde e comportamento dos trabalhadores, que estão no cerne desse processo, tem-se observado no cenário organizacional, uma maior preocupação dos gestores com assuntos relacionados ao comportamento organizacional e a forma de gerir pessoas no ambiente de trabalho. Considerando a alta rotatividade constada no serviço público, o presente estudo buscou compreender a relação entre a qualidade de vida no trabalho, que contempla variáveis de contexto de trabalho, e a intenção de rotatividade, um indicador comportamental, dos servidores da carreira de técnico-administrativo em educação da Universidade de Brasília (UnB). Os objetivos específicos foram descrever a qualidade de vida no trabalho pela ótica dos servidores, descrever a intenção de rotatividade dos servidores, testar empiricamente a relação entre as dimensões de contexto de trabalho da qualidade de vida no trabalho e a intenção de rotatividade dos servidores e explorar as razões para a intenção de rotatividade pela ótica dos servidores. Os dados foram coletados por meio de questionário com itens fechados e abertos e utilizou-se abordagem quantitativa e qualitativa. Para análise dos dados quantitativos foram utilizadas análises estatísticas descritivas (média, desvio padrão, mínimo, máximo e mediana) e inferenciais (Modelagem de Equações Estruturais). Para análise dos dados qualitativos, utilizou-se o aplicativo Itamuteq, que auxilia extração de classes temáticas estruturadoras do discurso. A avaliação da qualidade de vida no trabalho pelos servidores, de modo global, indica uma “situação limite”, com predomínio de representações de bem-estar e mal-estar moderado. Observou-se que 44% dos respondentes possuem alta intenção de deixar a UnB e 26,8% dos respondentes possuem intenção moderada de deixar a organização. A análise inferencial permitiu observar que o reconhecimento e crescimento profissional prediz a intenção de rotatividade dos servidores. Dentre as razões apontadas pelos servidores foram citados salário e benefícios oferecidos, estrutura física precária, sentimentos de desvalorização com a carreira e carga horária inadequada. Os resultados permitiram identificar aspectos relevantes sobre a QVT e a intenção de rotatividade, bem como discutir aspectos práticos gerenciais para a organização.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho e intenção de rotatividade : estudo com servidores de uma instituição pública de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRotatividade de pessoalpt_BR
dc.subject.keywordQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordServidores públicospt_BR
dc.subject.keywordGestão de pessoaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Considering the various transformations in the work context of the organizations, resulting from the productive restructuring, as well as the transformations in the political and administrative conjuncture, and considering the unfolding, the changes in health and the behavior of the workers, which are principal part in this process, it has been observed in the organizational scenario, a great concern of the managers with the objects related to the organizational behavior and the way of managing people in the work environment. Considering the high turnover registered in the public service, the present study sought the relation between a quality of life without work, which contemplates variables of work context, and the intention of rotation, a behavioral indicator, of the civil servers of the technical-administrative career education of the University of Brasília (UnB). The specific objectives were to describe the quality of life at work from the perspective of the civil servents, to describe the turnover intention of civil servents, to empirically test the relationship between the work context dimensions of quality of life at work and the turnover intention of civil servents and to explore the reasons for the turnover intention from the civil servents point of view. The data were collected through a questionnaire with closed and open items and a quantitative and qualitative approach was used. Descriptive statistics analysis (mean, standard deviation, minimum, maximum and median) and inferential (structural equations modeling) were used to analyze the quantitative data. For the analysis of the qualitative data, the Itamuteq application was used, which helps extracting the thematic classes of the discourse. The evaluation of the quality of life at work by the servers, in a global way, indicates a "limit situation", with predominance of representations of well-being and moderate malaise. It was observed that 44% of the respondents have high intention to leave the UnB and 26.8% of respondents have a moderate intention to leave the organization. The inferential analysis allowed us to observe that the professional recognition and growth predicts the turnover intention of the civil servents. Among the reasons stated by the employees were salary and benefits offered, poor physical structure, feelings of devaluation with career and inadequate workload. The results allowed to identify relevant aspects about the QVT and the turnover intention, as well as to discuss practical managerial aspects for the organization.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
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