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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32319
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Title: Estudo sobre a relação de fornecimento de leite entre produtor e indústria de laticínio
Authors: Silva, Marco Aurélio de Carvalho Vieira e
Orientador(es):: Silva, Itiberê Saldanha
Coorientador(es):: Borges Filho, Flávio Botelho
Assunto:: Leite - produção
Ambiente organizacional
Leite - comércio
Issue Date: 18-Jul-2018
Citation: SILVA, Marco Aurélio de Carvalho Vieira e. Estudo sobre a relação de fornecimento de leite entre produtor e indústria de laticínio. 2018. 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: A produção de leite é uma das atividades mais conhecidas no âmbito da agropecuária nacional, pois, existem indicativos de que ela esteja presente em todas as 558 microrregiões brasileiras. O leite brasileiro movimenta a economia do país, ajuda na distribuição de renda e gera emprego. Atualmente o país encontra-se entre os maiores produtores de leite do mundo, entretanto, a cadeia do leite enfrenta algumas dificuldades para o fornecimento de leite, principalmente quando o assunto é a relação entre produtor e indústria de laticínios. A relação entre os atores tem-se caracterizado pela informalidade entre produtor-indústria, no qual muitos produtores não possuem o entendimento sobre os preços do leite pago ao produtor. O presente estudo teve como objetivo estudar o relacionamento explícito e implícito de fornecimento de leite entre produtores e indústria de laticínio, visando compreender o ambiente organizacional, de modo a analisar as informações relacionadas aos preços pagos aos produtores de leite. Este estudo tem duas etapas: estudo qualitativo dos elementos subjetivos que envolvem as relações entre produtor e indústria de laticínio, na perspectiva de três estados do Brasil, mais o Distrito Federal, apoiado no método de entrevista semiestruturada, e no estudo dos elementos quantitativos, pautados no comparativo dos preços pagos aos produtores de leite, com os preços no atacado e varejo do leite longa vida. Os resultados demonstraram que é escasso a existência de contratos de fornecimento de leite entre produtor e indústria de laticínio, e que uma parcela de produtores de leite não possui conhecimento a respeito das características dos preços que são pagos aos produtores, uma das soluções para que haja o melhoramento na relação entre os atores, é a capacitação do produtor de leite em temas relacionados a comercialização.
Abstract: The production of milk is one of the best known activities in the scope of national agriculture, since there are indications that it is present in all 558 Brazilian microregions. Brazilian milk moves the economy of the country, helps in the distribution of income and generates employment. The country is currently among in the largest milk producers in the world, however, the milk chain faces some difficulties for milk supply, especially when the subject is the relationship between producer and dairy industry. The relationship between the actors has been characterized by the informality between producer-industry, in which many producers do not have the understanding on the prices of milk paid to the producer. The present study has as an objective to study the explicit and implicit relationship of milk supply between producers and dairy industry, in order to understand the organizational environment, in order to analyze the information related to the prices paid to milk producers. This study has two stages: a qualitative study of the subjective elements that involve the relations between producer and dairy industry, from the perspective of three Brazilian states, plus the Distrito Federal, supported by the semi-structured interview method, and the study of quantitative elements, in the comparison of the prices paid to milk producers, with the wholesale and retail prices of long-life milk. The results show that there are few milk supply contracts between the producer and the dairy industry and that a share of dairy farmers is not aware of the characteristics of the prices paid to producers, one of the solutions for the improvement in the relationship between the actors, is the qualification of the milk producer in issues related to commercialization.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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