Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32175
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MaíraSilvadaFonsecaRamos.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMata, Anderson Luís Nunes da-
dc.contributor.authorRamos, Maíra Silva da Fonseca-
dc.date.accessioned2018-06-29T16:54:31Z-
dc.date.available2018-06-29T16:54:31Z-
dc.date.issued2018-06-25-
dc.date.submitted2018-01-29-
dc.identifier.citationRAMOS, Maíra Silva da Fonseca. Da possibilidade de uma arte-cidadã: autobiografia, autoficção e autoria na Coleção Tramas Urbanas. 2018. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32175-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objeto desta pesquisa é o estudo da Coleção Tramas Urbanas, especificamente os livros Bagunçaço (2010), Favela toma conta (2008) e Guia afetivo da periferia (2008). Organizada por Heloísa Buarque de Hollanda e editada pela Aeroplano de 2007 a 2015, a referida Coleção abre uma fenda no modelo hegemônico, ao trazer para a cena literária novos autores e suas diferentes perspectivas sociais. A premissa desta pesquisa assentase na constatação de que impera a homogeneidade de perspectivas sociais no campo literário brasileiro, o que justifica o estudo de obras que, em alguma medida, rompem com ela. Esta dissertação busca compreender o que representa a Coleção Tramas Urbanas e como ela interfere no campo literário, além de trazer reflexão sobre os conceitos de escritor periférico e literatura marginal, à luz do trabalho desenvolvido pelos autores Joselito Crispim, Alessandro Buzo e Marcus Vinícius Faustini. Assim, busca-se compreender o posicionamento destes escritores no campo literário e suas estratégias de ação, tomando por base a condição de artista-cidadão. Os autores estudados, oriundos das margens econômica, geográfica e social do Brasil, trazem para a literatura uma perspectiva diferente da que domina a cena literária atual e rompem com o discurso hegemônico sobre quem pode fazer literatura. Buscando a inclusão social por meio da literatura e do engajamento em atividades culturais, o estudo da autoria nessas obras atende aos reclamos de democratização do fazer literário.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDa possibilidade de uma arte-cidadã : autobiografia, autoficção e autoria na Coleção Tramas Urbanaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileira contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordEscritor periféricopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura marginalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.01.D.32175-
dc.description.abstract1In this research we analyze the Collection Tramas Urbanas, specifically the books Bagunçaço (2010), Favela toma conta (2008) and Guia afetivo da periferia (2008). This Collection, organized by Heloísa Buarque de Hollanda and edited by the Aeroplano from 2007 to 2015, opens a crack in the hegemonic model by bringing new authors to the literary scene and their different social perspectives. This research is based on the fact the Brazilian literary field is somewhat homogeneous, which justifies the study of works that, someway, break with it. Thus, this dissertation seeks to understand what the Collection Tramas Urbanas represents and how it interferes in the literary field, as well as to debate the concepts of peripheral writer and marginal literature, in light of the work developed by authors Joselito Crispim, Alessandro Buzo and Marcus Vinícius Faustini. Therefore, the present study aims to understand the position of these writers in the literary field and their strategies of action, based on the condition of artista-cidadão (artist-citizen). Such authors, from economic, geographical and social margins of Brazil, bring to literature a different perspective from that which dominates the current literary scene and break with the hegemonic discourse on who can make literature. Seeking social inclusion through literature and engagement in cultural activities, the study of authorship in these works meets the demands for democratization of literary authorship.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.