Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32084
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FundamentosInterdisciplinaridadeCampoComunicacao.pdf777,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os fundamentos da interdisciplinaridade no Campo da Comunicação : uma análise a partir dos artigos da Compós e da Intercom
Autor(es): Maricato, João de Melo
Jesus, Filipe Reis Dias de
Assunto: Comunicação
Interdisciplinaridade
Bibliometria
Data de publicação: 2017
Referência: MARICATO, João de Melo; JESUS, Filipe Reis Dias de. Os fundamentos da interdisciplinaridade no Campo da Comunicação: uma análise a partir dos artigos da Compós e da Intercom. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, p. 94-114, Edição Especial 5 EBBC, 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 jun. 2018.
Resumo: São recorrentes as pesquisas com temática interdisciplinar no Campo da Comunicação, porém pouco se conhece os aportes teóricos utilizados para a sua fundamentação. Com base nos artigos publicados nos anais da Compós e da Intercom, entre os anos de 2005 e 2015, e recorrendo-se ao método bibliométrico de análise de citações, a presente pesquisa objetivou identificar os pilares teóricos da interdisciplinaridade no Campo da Comunicação brasileira. Dentre os principais resultados destaca-se, a partir dos autores citados, que os fundamentos teóricos sobre a interdisciplinaridade do Campo da Comunicação são restritos, principalmente nos textos da Compós. Constatou-se que a autoria dos textos que fundamentam o discurso da interdisciplinaridade nos artigos da Compós é predominantemente restrita a autores vinculados a uma única universidade brasileira e a textos de autores do próprio Campo da Comunicação. Não foram encontradas fortes influências, medidas pelas citações, para textos clássicos do campo da filosofia, educação, sociologia, etc. Nos artigos da Intercom, diferentemente, identificou-se fundamentação sobre interdisciplinaridade de outros campos e outros autores nacionais e internacionais, no entanto, ainda de maneira restrita. Ressalta-se a importância de maior mobilização de autores para melhor fundamentação teórica nos estudos da Comunicação, quer sejam na temática interdisciplinar ou contra interdisciplinar, pois constatou-se que em ambos os casos a fundamentação dos discursos aponta fragilidades e pouca amplitude de teorias.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
DOI: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245230.94-114
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.