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Título : Adolescência, internet e práticas informacionais
Autor : Goulart, Andrea Heloiza
Orientador(es):: Kafure Muñoz, Ivette
Assunto:: Adolescência
Comportamento - análise
Estudo de usuários
Internet
Fecha de publicación : 30-may-2018
Citación : GOULART, Andrea Heloiza. Adolescência, internet e práticas informacionais. 2018. 203 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : Adolescentes fazem uso intensivo da internet e dos recursos tecnológicos para buscar, acessar, produzir e transmitir informações. Neste cenário, sob a ótica do paradigma social descrito por Capurro, a pesquisa apresenta o objetivo geral de analisar as práticas informacionais dos adolescentes na internet, tendo por objetivos específicos (1) averiguar como os adolescentes buscam, usam e compartilham a informação na internet; (2) verificar eventos antecedentes e consequentes, presentes na internet e no ambiente social, capazes de influenciar as práticas informacionais do adolescente; (3) identificar as representações sociais da adolescência compartilhadas pela sociedade; bem como (4) verificar em que medida as práticas informacionais dos adolescentes na web coincidem com as representações sociais da adolescência. A pesquisa situa-se no campo dos Estudos de Usuários da Informação e trabalha de forma interdisciplinar, empregando conceitos da Ciência da Informação, da Comunicação Social, da Análise do Comportamento e da Psicologia Social. Apresenta, ademais, caráter descritivo, horizonte temporal transversal e parte de uma concepção pragmática, ancorando-se na estratégia de investigação dos métodos mistos. Os procedimentos metodológicos baseiamse no levantamento, no Discurso do Sujeito Coletivo e no estudo comparativo. Os dados que informam a pesquisa foram coletados por meio de entrevistas pessoais com adolescentes e adultos residentes no Distrito Federal. Constatou-se que os adolescentes passam muito tempo conectados, o que lhes abre diversas possibilidades de interação e acesso a informação, mas também os expõe a riscos como o cyberbullying, o sexting e a possibilidade de terem sua privacidade invadida de inúmeras maneiras. De forma geral, os participantes mostraram-se eficientes em realizar buscas na internet. Além disso, são muito influenciados por amigos e familiares em suas ações na rede. Já os adultos revelaram apego ao estereótipo de rebeldia vinculado à adolescência. Tal percepção, contudo, não foi confirmada na comparação dos resultados.
Abstract: Adolescents make intensive use of the internet and technological resources to search, access, produce and transmit information. In this scenario, from the perspective of the social paradigm described by Capurro, the research presents the general objective of analyzing the information practices of adolescents on the Internet, with specific objectives (1) investigate how adolescents seek, use and share information on the Internet; (2) verify antecedent and consequent events, present on the Internet and in the social environment, capable of influencing the information practices of adolescents; (3) identify the social representations of adolescence shared by society; as well as (4) verify to what extent the information practices of adolescents on the web coincide with the social representations of adolescence. The research in the field of User Information Studies and works in an interdisciplinary way, using concepts of Information Science, Social Communication, Behavior Analysis and Social Psychology. It presents, in addition, a descriptive character, a transverse temporal horizon and part of a pragmatic conception, anchoring itself in the strategy of investigation of the mixed methods. The methodological procedures are based on survey, Discourse of the Collective Subject and comparative study. The data that inform the research were collected through personal interviews with adolescents and adults living in the Federal District. It has been found that adolescents spend a lot of time connected, which opens up various possibilities for interaction and access to information, but also exposes them to risks such as cyberbullying, sexting and the possibility of having their privacy invaded in innumerable ways. In general, the participants were efficient in searching the internet. In addition, they are greatly influenced by friends and family in their actions on the network. The adults, however, showed attachment to the stereotype of rebelliousness linked to adolescence. This perception, however, was not confirmed in the comparison of results.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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