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ARTIGO_ProgramaHabilidadesInterpessoais.pdf141,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMurta, Sheila Giardini-
dc.contributor.authorRibeiro, Danilo Cruvinel-
dc.contributor.authorRosa, Isabela de Oliveira-
dc.contributor.authorMenezes, Jordana Calil Lopes de-
dc.contributor.authorRieiro, Marcella Regina Silva-
dc.contributor.authorBorges, Ohary de Sousa-
dc.contributor.authorPaulo, Silvia Guimarães de-
dc.contributor.authorOliveira, Verônica de-
dc.contributor.authorMiranda, Victor Hugo de-
dc.contributor.authorDel Prette, Almir-
dc.contributor.authorDel Prette, Zilda Aparecida Pereira-
dc.date.accessioned2018-05-23T11:43:04Z-
dc.date.available2018-05-23T11:43:04Z-
dc.date.issued2012-01-
dc.identifier.citationMURTA, Sheila Giardini et al. Programa de habilidades interpessoais e direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes: um relato de experiência. Psico-USF, Itatiba, v. 17, n. 1, p. 21-32, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000100004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31955-
dc.description.abstractEste artigo relata a experiência de aplicação de um programa de promoção de habilidades interpessoais e direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes. Participaram 93 adolescentes, de ambos os sexos, estudantes de uma escola pública. A intervenção foi do tipo prevenção universal conduzida na escola, em 15 sessões semanais, agrupadas em três módulos: (I) identidade e resiliência, (II) habilidades sociais e manejo das emoções e (III) sexualidade, gênero e direitos sexuais e reprodutivos. Os resultados apontaram a adequação do uso de procedimentos vivenciais e de seu embasamento na cultura adolescente e a necessidade de alterar a ordem das sessões em versões futuras dessa intervenção. São discutidas direções para o replanejamento do programa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePrograma de habilidades interpessoais e direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes : um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeProgram of interpersonal skills and reproductive and sexual rights for adolescents : an experience reportpt_BR
dc.title.alternativePrograma de habilidades interpersonales y derechos sexuales y reproductivos para adolescentes : un relato de experienciapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPrevençãopt_BR
dc.subject.keywordConscientização socialpt_BR
dc.subject.keywordDireitos humanospt_BR
dc.subject.keywordReprodução humanapt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordAdolescênciapt_BR
dc.rights.licensePsico-USF - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712012000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 out. 2017.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000100004pt_BR
dc.description.abstract1This paper describes the experience of applying a program of interpersonal skills and sexual and reproductive rights for adolescents. The participants were 93 adolescents, male and female, students in a public school. The intervention was universal prevention type and it was implemented at school in 15 weekly sessions organized in three thematic blocks: (I) identity and resilience; (II) social skills and emotions management; and (III) sexuality, gender and sexual and reproductive rights. The results showed the adequacy of using experienced procedures, their basis in adolescent culture the need for changing the sessions order in future versions of this program. Directions for the program redesign are discussed.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo relata la experiencia de aplicación de un programa de promoción de habilidades interpersonales y derechos sexuales y reproductivos para adolescentes. Participaron 93 adolescentes, de ambos sexos, estudiantes de una escuela pública. La intervención fue del tipo prevención universal y fue conducida en la escuela, en 15 sesiones, semanales, agrupadas en tres módulos: (I) identidad y resiliencia, (II) habilidades sociales y manejo de las emociones y (III) sexualidad, género y derechos sexuales y reproductivos. Los resultados señalaron la adecuación del uso de procedimientos vivenciales y de su embasamiento en la cultura adolescente y la necesidad de alterar el orden de las sesiones en versiones futuras de esa intervención. Son discutidas direcciones para el replaneamiento del programa.pt_BR
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