Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Murta, Sheila Giardini | - |
dc.contributor.author | Rocha, Sheila Giovana Morais | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T15:39:15Z | - |
dc.date.available | 2018-05-14T15:39:15Z | - |
dc.date.issued | 2014-12 | - |
dc.identifier.citation | MURTA, Sheila Giardini; ROCHA, Sheila Giovana Morais. Instrumento de apoio para a primeira entrevista em psicoterapia cognitivo-comportamental. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 33-47, dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31853 | - |
dc.description.abstract | A primeira entrevista em psicoterapia é, usualmente, vivenciada com grande ansiedade por estagiários de Psicologia. Visando facilitar essa transição profissional e colaborar para a formação de terapeutas iniciantes, este artigo tem por objetivo apresentar um instrumento para uso por estagiários de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na primeira sessão individual. O instrumento é apresentado na forma de uma lista de checagem, contendo aspectos a serem abordados no decorrer da sessão, além de questões abertas sobre a vivência emocional e autoavaliação do desempenho na sessão. São discutidos achados de pesquisa em psicoterapia que fundamentam o instrumento. Adicionalmente, são sugeridos estudos para avaliação de seu potencial didático na formação de psicoterapeutas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Instrumento de apoio para a primeira entrevista em psicoterapia cognitivo-comportamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Instrument of support to the first interview in cognitive-behavioral psychotherapy | pt_BR |
dc.title.alternative | Instrumento de apoyo a la primera entrevista en psicoterapia cognitivo-conductual | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terapia cognitiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Supervisão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.rights.license | Psicologia Clínica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200003. Acesso em: 27 out. 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The first interview in psychotherapy is usually experienced with great anxiety by psychology undergraduate trainees. In search of making easier that professional transition and collaborate for the professional training of beginners therapists, this paper has the aim to present an instrument for use by trainees in the first session of Cognitive Behavioral Psychotherapy. The instrument is presented in the format of a checklist, consisting of features to be addressed during the session, besides open questions about the emotional experience and evaluation of the own performance. Research findings in the psychotherapy field which provide the basis for the instrument are discussed. Additionally, further studies are recommended in order to evaluate its didactic potential in the psychotherapy training. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La primera entrevista en psicoterapia es, generalmente, vivida con gran ansiedad por los alumnos de Psicología en prácticas. Con la finalidad de facilitar esta transición profesional y colaborar con la formación de nuevos terapeutas, este artículo tiene como objetivo presentar una herramienta para la primera sesión individual de los alumnos de Psicoterapia Cognitivo-Conductual. El instrumento se presenta en forma de una lista de verificación que contiene los aspectos a tratar durante la sesión, además de preguntas abiertas acerca de la experiencia emocional y una auto-evaluación de su desempeño en la sesión. Se discuten los hallazgos de investigaciones en psicoterapia que fundamentan el instrumento. Adicionalmente, se sugieren estudios para evaluar su potencial educativo en la formación de psicoterapeutas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|