Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/31814
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GeraldoFreireGarcia.pdf6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O planejamento da cidade e a mobilidade urbana, uma combinação sustentável
Autor(es): Garcia, Geraldo Freire
Orientador(es): Ribeiro, Rômulo José da Costa
Assunto: Mobilidade urbana
Desenvolvimento urbano
Planejamento urbano
Sustentabilidade urbana
Data de publicação: 10-Mai-2018
Referência: GARCIA, Geraldo Freire. O planejamento da cidade e a mobilidade urbana, uma combinação sustentável. 2018. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho mostra as relações entre a forma da cidade, o uso e a ocupação do solo por um lado e a mobilidade urbano pelo outro, demonstrando que o planejamento integrado da cidade promove a sustentabilidade nos aspectos econômico, social e ambiental. Os conceitos principais que fundamentam o estudo são o desenvolvimento urbano orientado aos transportes e a captura do valor da terra, sendo que o trabalho verifica sua aplicabilidade na realidade brasileira com indicação de mudanças necessárias na legislação urbana nacional. Este trabalho propõe também uma metodologia de análise da oferta e demanda dos transportes em uma área urbana. Para demonstrar os conceitos e a metodologia são apresentados dois estudos de caso, um para a Estação Shopping do metrô de Brasília e um para a cidade Boa Esperança - MG.
Abstract: This work shows the relationship between city form, land use and occupation on the one hand, and urban mobility on the other, demonstrating that integrated city planning promotes sustainability in economic, social and environmental aspects. The main concepts underlying this study are transit-oriented development and land value capture, wherein the study verifies its applicability in Brazilian reality indicating necessary changes in the national urban legislation. This paper also proposes a methodology for analyzing transport supply and demand in an urban area. In order to demonstrate the concepts and the methodology, two case studies are presented, one for the subway shopping station in Brasilia and one for the city of Boa Esperança – MG.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.31814
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.