Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Conceição, Maria Inês Gandolfo | - |
dc.contributor.author | Mohr, Rebeca Trindade Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-09T16:02:08Z | - |
dc.date.available | 2018-05-09T16:02:08Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2017-12-06 | - |
dc.identifier.citation | MOHR, Rebeca Trindade Rocha. Um olhar complexo sobre o uso ritualístico da Ayahuasca entre indivíduos com histórico de uso problemático de psicoativos. 2017. 200 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31813 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2017. | pt_BR |
dc.description | Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo restrito: Apresentação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os psicoativos sempre fizeram parte da humanidade e as motivações para seu consumo são variadas. Os problemas associados ao seu uso ocorrem com a manifestação de efeitos indesejáveis. Sob tal perspectiva, o uso ritualístico da ayahuasca uma bebida psicoativa proveniente da infusão de duas plantas, um cipó (Banisteriopsis caapi) e uma folha (Psychotria viridis) tem recebido atenção recente e progressiva por suas possíveis propriedades terapêuticas para tratar a dependência química. Embora as religiões sincréticas que fazem uso da ayahuasca entre populações não indígenas no Brasil tenham surgido no século passado, a proliferação de tratamentos para dependência oferecidos por elas é recente. O uso problemático de psicoativos e os processos decorrentes do uso ritualístico da ayahuasca são compreendidos como fenômenos complexos e multifacetados, a partir de uma perspectiva sistêmica. Desse modo, com o propósito de refletir sobre as experiências subjetivas associadas à participação em rituais com a ayahuasca e como essas se relacionam com o uso problemático de psicoativos, adotou-se a pesquisa qualitativa de González Rey como proposta metodológica e a teoria da complexidade como fundamentação teórica. Participaram deste estudo três homens que fazem uso ritualístico da ayahuasca, apresentam um histórico de uso problemático de psicoativos e têm um papel de liderança no seu grupo religioso. A análise do conteúdo dos relatos revelou dois núcleos de sentido, “desequilíbrio e busca de equilíbrio” e “aceitação do desequilíbrio e equilíbrio”, e uma zona de sentido, “interconexão e interdependência”. O núcleo “desequilíbrio e busca de equilíbrio” abarcou sentidos associados ao uso problemático de psicoativos como uma tentativa de ajuste aos afetos difíceis e ao desenvolvimento emocional, após mudanças ambientais, bem como às experiências espirituais impactantes e aos esforços de conciliar as diferentes facetas da vida. O núcleo “aceitação do desequilíbrio e equilíbrio” está profundamente relacionado ao uso ritualístico da ayahuasca e incluiu sentidos associados a diferentes processos de aprendizados, muitas vezes difíceis, e também a vivências de afetos positivos. Os participantes revelaram, ainda, uma orientação atrelada ao momento presente. A zona de sentido, “interconexão e interdependência”, evidenciou, entre os participantes, a presença de sentimentos sociais como amor e conexão, e a vinculação mais forte com a natureza, relacionados aos rituais. Por sua vez, as mudanças nos contextos sociais estavam ligadas tanto ao desenvolvimento do uso problemático de psicoativos como aos percursos terapêuticos associados aos rituais. A metodologia adotada possibilitou a revelação da subjetividade, incluindo suas contradições e complexidades. Os princípios da teoria da complexidade contribuíram para a discussão de questões intricadas, pouco tratadas na literatura sobre a temática, como a existência da influência mútua entre o indivíduo e o seu meio nos percursos terapêuticos, a presença de desequilíbrios em vivências salutares, o potencial terapêutico da ayahuasca em contraposição à decisão individual. Evidencia-se, portanto, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos acionados, a necessidade de estudos que adotem perspectivas alternativas, em especial sistêmicas, para analisar os fenômenos ora abordados, uma vez que não se pode encontrar uma explicação única e precisa para o modo como eles se desenvolvem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um olhar complexo sobre o uso ritualístico da Ayahuasca entre indivíduos com histórico de uso problemático de psicoativos | pt_BR |
dc.title.alternative | A complex perspective on the ritualistic use of Ayahuasca among individuals with a history of problematic use of psychoactive substances | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ayahuasca (bebida psicoativa) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rituais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicoativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espiritualidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Psychoactives have always been part of humanity and motivations for their consumption vary. Problems associated with the use of psychoactive substances occur with presence of undesirable effects. In this sense, the ritualistic use of ayahuasca - a psychoactive drink from the infusion of two plants, a vine (Banisteriopsis caapi) and a leaf (Psychotria viridis) - has received recent and increasing attention for its possible therapeutic properties to treat dependence. Although the emergence of syncretic religions that use ayahuasca among non-indigenous populations occurred in the last century in Brazil, the proliferation of treatments for dependence offered by those is recent. From a systemic perspective, the problematic use of psychoactives and processes following the ritualistic use of ayahuasca are complex and multifaceted phenomena. To understand how the subjective experiences associated with participation in rituals with ayahuasca and how these relate to the problematic use of psychoactives, the qualitative research of González Rey and the complexity theory were used as methodological and theoretical foundations, respectively. Three men who use ayahuasca ritualistically participated in this study. All three present a history of problematic use of psychoactive substances and have a leading role in their respective religious group. From the analysis of the content derived from their accounts, two nuclei of meaning were created: "imbalance and search for balance" and "acceptance of imbalance and equilibrium". A zone of meaning resulted from the two nuclei of meaning, "interconnection and interdependence”. The “imbalance and search for balance” encompassed meanings associated with the problematic use of psychoactive substances as a search for balance after environmental changes, managing difficult emotions and emotional development, powerful spiritual experiences and balancing between different facets of life. The "acceptance of imbalance and equilibrium", deeply related to the ritualistic use of ayahuasca, included meanings associated with different, often difficult, learning processes during the rituals and experiences of pleasant emotions. The participants also revealed an orientation to the present moment. The zone of meaning, "interconnectedness and interdependence", evidenced the presence of social emotions, such as love and connection, and stronger bond with nature among the participants, and these were related to the rituals. Changes in the social contexts, in turn, were related to the development of the problematic use of psychoactive and the therapeutic processes associated with the rituals. The qualitative research of González Rey facilitated the revelation of subjectivity of the experiences, including its contradictions and complexities. The complexity theory, in turn, has offered principles to elucidate divergent ideas little discussed in the literature on the subject previously, such as the existence of mutual influence between the individual and his environment, the presence of imbalances in salutary experiences, and the therapeutic potential of ayahuasca as opposed to the individual decision. There is a need for studies that adopts alternative perspectives, especially systemics, to study the phenomena dedicated here since a single and precise explanation for their development cannot be identified. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|