Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Manini, Miriam Paula | - |
dc.contributor.author | Roncaglio, Cynthia | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-13T11:02:03Z | - |
dc.date.available | 2018-04-13T11:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | MANINI, Miriam Paula; RONCAGLIO, Cynthia. O ensino superior de Arquivologia: no escurinho do cinema. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANCIB, 2015. Disponível em:<http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2655/1057>. Acesso em: 22 nov. 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31661 | - |
dc.description | Evento realizado pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB) e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de João Pessoa (PPGCI/UFPB). | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta comunicação apresenta resultados do projeto Arquivologia e Cinema, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Imagem, Memória e Informação: a elaboração de um livro sobre a utilização do cinema como recurso pedagógico para o ensino superior de Arquivologia. Justifica-se o projeto pelas razões que seguem: o valor das diferentes mídias no processo de aprendizagem na sociedade contemporânea, destacando-se o cinema; seu crescente uso como recurso pedagógico; ineditismo da abordagem e escassez de produção bibliográfica nacional sobre o uso de filmes na área de Arquivologia; e uso de práticas pedagógicas inovadoras. O objetivo geral é utilizar o cinema no processo pedagógico do ensino superior de Arquivologia, sendo os objetivos específicos: propiciar reflexões sobre o uso do cinema como recurso pedagógico; abordar possibilidades da linguagem cinematográfica para o ensino superior de Arquivologia; e oferecer exemplos de uso pedagógico de diferentes gêneros de filmes em sala de aula. Com relação à abordagem teórico-metodológica, é necessário compreender o cinema enquanto linguagem e desenvolver a capacidade de desvendar sua narrativa, especialmente no que tange aos recursos técnicos. A abordagem da Arquivologia, por meio da leitura de filmes, recai sobre a análise de funções arquivísticas, a saber: identificação, produção, classificação, avaliação, descrição, preservação e divulgação; as formas de acesso (físico, intelectual e/ou legal); e também sobre serviços arquivísticos (auxílio à pesquisa, conduta do arquivista e ética profissional). Os principais conteúdos desenvolvidos neste projeto são: breves sínteses e comentários sobre o cinema na história e a história do cinema; relações entre cinema e educação; a força da imagem na sociedade contemporânea; o cinema como fonte documental; o cinema como recurso pedagógico no ensino superior; o valor do cinema como potencial recurso de análise das funções arquivísticas em sala de aula; e sugestões metodológicas de análise arquivística de filmes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino superior de Arquivologia : no escurinho do cinema | pt_BR |
dc.title.alternative | The academic education of Archival science : in the film room | pt_BR |
dc.type | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquivologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.rights.license | XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Declaração de Direito Autoral Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, publicar e compartilhar disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. FONTE: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/265 5/1057. Acesso em: 22 nov. 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper describes results of the Archival Science and Film project, developed by the
research group Image, Memory and Information. The project consists of writing a book on motion
pictures, regarded as educational resources to be use in the academic teaching of Archival Science.
The following reasons justify the project: the value of different media when used as learning tools
within the context of contemporary society, with a special focus on films; the increasing use of motion
pictures as teaching resources; short national bibliography on the use of films in the archival area;
originality of this issue in the archival area; use of innovative teaching practices. The overall goal is to
encourage the use of films in the educational process of Archival Science. Specific objectives are:
provide reflections on the use of films as educational resources; discuss possibilities of film language
for academic education in Archivology; provide examples of pedagogical use of different genres of
films in the classroom. Regarding the theoretical and methodological approach, it is necessary to
understand cinema as language and develop the ability to unravel the narrative, especially when it
comes to technical resources. The approach of Archival Science in watching – and understanding –
films rests on the analysis of archival functions, namely: identification, production, classification,
appraisal, description, preservacion (holdings maintenance) and dissemination (outreach programme);
forms of access (physical, intellectual and/or legal); and also on archival services (research assistance,
archivist conduct and professional ethics). The main contents developed in this project are: brief
summaries and commentaries about film and film history; relations between cinema and education; the strength of image in contemporary society; film as a documentary source; cinema as an educational resource in academic education; the value of cinema as a potential resource for analysis of archival functions in the classroom; methodological suggestions for archival analysis of films. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento
|