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Título: A atuação do coordenador pedagógico com o professor iniciante/ingressante
Autor(es): Carmo, Leonardo Bezerra do
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Professores - aspectos sociais
Trabalho docente
Data de publicação: 28-Mar-2018
Referência: CARMO, Leonardo Bezerra do. A atuação do coordenador pedagógico com o professor iniciante/ingressante. 2017. 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Temos como foco as categorias da atuação do coordenador pedagógico para com o professor iniciante/ingressante numa perspectiva do trabalho docente, sendo que a temática do Professor iniciante tem colaboração dos estudos do GEPFAPe – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos, que possui financiamento pelo CNPq e FAP-DF. Vários dos levantamentos bibliográficos e empíricos do grupo demonstram que as condições dos professores iniciantes - profissionais que nunca atuaram e vivenciam sua primeira experiência em sala de aula – são permeadas por diversas dificuldades, descobertas e formas diversificadas de se identificar como efetivo trabalhador docente. Como objetivo procuramos compreender as possibilidades de contribuição das ações estabelecidas entre o Coordenador Pedagógico e o professor iniciante/ingressante na carreira docente na SEDF no contexto do trabalho docente. Utilizamos como técnica de pesquisa a entrevista com o coordenador pedagógico e os professores iniciantes/ingressantes na rede. Para análise, a proposta de Núcleo de Significação de Aguiar e Ozella (2006) nos permitiu galgar as seguintes proposições: i) o exercício da função do coordenador pedagógico é mediado pelas demandas do cotidiano que; ii) traz características de intensificação e precarização ao trabalho do coordenador pedagógico e iii) faz com que o mesmo seja visto pelos professores iniciantes como “apoio” de aspectos técnicos e burocráticos e como suporte pedagógico, sendo que iv) o papel do coordenador pedagógico passa a ser visto como não preponderante para os professores iniciantes/ingressante e v) os professores mais experientes passam a ter papel de maior relevância no processo de inserção dos docentes “novos” na carreira assim como vi) a equipe gestora na recepção dos mesmos.
Abstract: We focus on the categories of the pedagogical coordinator's work with the beginner / beginner teacher in a perspective of the teaching work, and the subject of the beginning teacher collaborates with the studies of the GEPFAPe - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (Group of Studies and Research on Teacher/Pedagogues Training and Performance), which is funded by CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (National Counsel of Technological and Scientific Development) and FAP/DF – Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (Foundation for Research Support of the Federal District). Several of the group's bibliographical and empirical studies show that the conditions of the beginning teachers - professionals who have never worked and experienced their first experience in the classroom - are permeated by diverse difficulties, discoveries and diversified ways of identifying themselves as effective teachers. The objective of this study is to understand the possibilities of contribution of the actions established between the Pedagogical Coordinator and the beginning teacher / trainee in the teaching career in SEDF – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Secretary of State for Education of the Federal District) in the context of the teaching work. We used as research technique the interview with the pedagogical coordinator and the teachers beginners / newcomers to the network. For analysis, Aguiar and Ozella's Core of Significance proposal (2006) allowed us to reach the following propositions: i) the exercise of the pedagogical coordinator's function is mediated by the daily demands that; ii) brings intensifying and precarious characteristics to the work of the pedagogical coordinator, and iii) makes it possible for the teachers to be seen as "support" for technical and bureaucratic aspects and as a pedagogical support, and iv) the role of the pedagogical coordinator to be seen as not preponderant for beginner teachers/newcomers, and v) more experienced teachers begin to play a greater role in the process of insertion of "new" teachers in the career as well as vi) the management team in the reception of the same.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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