http://repositorio.unb.br/handle/10482/31442
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_AlineTeixeiradaSilvaLima.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Do malandro ao bandido : representações de personagens periféricos em Marcos Rey e Paulo Lins |
Autor(es): | Lima, Aline Teixeira da Silva |
Orientador(es): | Mata, Anderson Luís Nunes da |
Assunto: | Representação literária Violência Marginalidade Literatura brasileira contemporânea Rey, Marcos, 1925-1999 - crítica e interpretação Lins, Paulo, 1958- crítica e interpretação |
Data de publicação: | 14-Mar-2018 |
Data de defesa: | 8-Dez-2017 |
Referência: | LIMA, Aline Teixeira da Silva. Do malandro ao bandido: representações de personagens periféricos em Marcos Rey e Paulo Lins. 2017. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente estudo procura evidenciar, a partir da análise dos romances Memórias de um gigolô, de Marcos Rey, e Cidade de Deus, de Paulo Lins, as transformações ocorridas, durante o século XX, com as representações de dois tipos de personagens periféricos: o malandro e o bandido. Assim, partindo de um panorama da representação da violência e da marginalidade na literatura brasileira contemporânea, discuto algumas particularidades dessas figuras, as quais permitirão o traçado de um percurso em que a malandragem, descrita segundo as formulações críticas de Antonio Candido, vai sendo descontruída. E essa nova forma, a “nova malandragem”, já evidenciada em Rey, vai passar a se articular, de alguma maneira, com a bandidagem. Na sequência, estudo propriamente como esse fenômeno se deu, buscando compreender por quais razões e de que maneira o malandro e o bandido, figuras anteriormente distintas, passam a se conectar ao ponto de parecerem equivalentes na narrativa de Lins, revelando uma “dialética malandro-bandido”. |
Abstract: | Having as starting point the analysis of two novels – Memórias de um gigolo by Marcos Rey, and Cidade de Deus by Paulo Lins – the present study aims to evidence the transformations that occurred during the 20th century to the representations of two types of social outcasts: the Brazilian trickster and the bandit. After outlining a panorama on how violence and marginality are represented in contemporary Brazilian literature, I discuss some of the traits attributed to these characters and highlight the deconstruction of a mindset of “trickery” which is based on the critical formulations of Antonio Candido. In its new form, the "new trickery", already evidenced in Rey, will be associated in some way with banditry. In the sequence, I study this phenomenon, trying to understand for what reasons and how the Brazilian trickster and the bandit, previously distinct figures, have blended to the point of seeming equivalent in the narrative of Lins, thus revealing a “trickster-bandit dialectics” |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.