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dc.contributor.advisorGontijo, Cleyton Hércules-
dc.contributor.authorSantos, Rogério César dos-
dc.date.accessioned2018-03-12T15:41:51Z-
dc.date.available2018-03-12T15:41:51Z-
dc.date.issued2018-03-12-
dc.date.submitted2017-12-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Rogério César dos. Análise praxeológica de produções de estudantes de graduação: um estudo a partir do problema do ponto mais visitado. 2017. 146 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31409-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem por objetivo analisar, por meio da análise praxeológica e da teoria das representações semióticas, as produções de alunos de nível superior na resolução do problema do ponto mais visitado por caminhos e também analisar o entendimento dos estudantes sobre as novas propriedades do Triângulo de Pascal que oriundam deste problema. Tanto o problema do ponto mais visitado quanto as novas propriedades do Triângulo de Pascal, trabalhados pelos estudantes participantes da pesquisa, foram recentemente introduzidos por Santos e Castilho (2013) e Melo e Santos (2014), respectivamente. As produções dos alunos foram ponderadas sob o ponto de vista das representações semióticas de Duval (1996). A metodologia utilizada para a análise das produções dos alunos foi a Análise Praxeológica de Yves Chevallard (1999). As conclusões foram as seguintes: a resolução do problema do ponto mais visitado, introduzido através de uma situação adidática, propiciou aos alunos de nível superior resgatarem e solidificarem seus conhecimentos em combinatória e em probabilidade; os alunos abordaram o problema convertendo adequadamente, com o auxílio gradual do pesquisador, os registros das representações semióticas: o geométrico, o algébrico e o registro por extenso; a ludicicidade envolvida em parte das atividades aplicadas serviu como fonte importante de motivação; foi possível constatar que os alunos compreenderam a essência do problema do ponto mais visitado e compreenderam, também, as novas propriedades do Triângulo de Pascal que surgem a partir dele. Por fim, foi permitido concluir que a análise praxeológica de Chevallard auxilia o professor a entender mais profundamente em que patamar de conhecimentos em matemática os estudantes se encontram naquele momento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise praxeológica de produções de estudantes de graduação : um estudo a partir do problema do ponto mais visitadopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordResolução de problemaspt_BR
dc.subject.keywordAnálise praxeológicapt_BR
dc.subject.keywordRepresentações semióticaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis aims to analyze the productions of higher education students in solving the problem of the most visited point by paths, through praxeological analysis and of the theory of semiotic representations, and also to analyze the students' understanding of the new properties of Pascal's Triangle that originate from this problem. Both the problem of the most visited point and the new properties of Pascal's Triangle, worked by the students participating in the research, were recently introduced by Santos and Castilho (2013) and Melo and Santos (2014), respectively. The students' productions were weighted from the point of view of the semiotic representations of Duval (1996). The methodology used for the analysis of the students' productions was the Praxeological Analysis of Yves Chevallard (1999). The conclusions were as follows: solving the problem of the most visited point introduced through a non-didactic situation allowed the students of higher education to rescue and to solidify their knowledge in combinatorial analysis and in probability; the students approached the problem by properly converting the registers of semiotic representations, with the gradual aid of the researcher: the geometric, the algebraic and the register in full; the playfulness involved in part of the activities applied served as an important source of motivation; it was possible to verify that the students understood the essence of the problem of the most visited point and also understood the new properties of Pascal's Triangle that arise from it; finally, it was possible to conclude that the praxeological analysis of Chevallard helps the professor to understand more deeply in what level of knowledge in mathematics the students are in that moment.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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