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2017_MárciaJucilenedoNascimento.pdf5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorPortela, Cristiane de Assis-
dc.contributor.authorNascimento, Márcia Jucilene do-
dc.date.accessioned2018-02-28T19:06:25Z-
dc.date.available2018-02-28T19:06:25Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.date.submitted2017-05-12-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Márcia Jucilene do. Por uma pedagogia crioula: memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE. 2017. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31319-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação objetiva descrever o processo de educação escolar específica desenvolvido no quilombo de Conceição das Crioulas,-Salgueiro/PE, construído a partir do movimento de reconstrução da sua história, iniciado nos anos 1980. Esse processo desencadeou várias lutas, dando prioridade à reconquista do território e à busca por uma educação com ideais descolonizantes. Baseadas na memória individual e coletiva dos e das crioulenses, fizemos um relato histórico dos acontecimentos de resistência da comunidade e da dominação e opressão impostas desde a chegada das crioulas até os dias atuais. A trajetória metodológica baseouse em entrevistas, conversas informais e na análise de um vídeo-documentário, elaborado especificamente para este trabalho. Esse percurso permitiu ainda um exercício avaliativo sobre o nosso jeito de ver e fazer educação escolar por um período de vinte e dois anos, cujo marco temporal é a conquista da Escola Municipal Professor José Mendes, escola de 6º ao 9º ano, inaugurada em 1995. Primeiramente o trabalho narra sobre elementos importantes para o início dessa busca. Em seguida, descreve práticas e ações específicas da educação de Conceição das Crioulas. Logo após, traça uma análise comparativa entre esta e outras experiências pedagógicas, apontando aproximações e também distanciamentos significativos entre elas. Por fim, ao final do último capítulo, conceitua essa experiência, que foi denominada na comunidade de Pedagogia Crioula.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePor uma pedagogia crioula : memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação - escolas - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordMulheres negras - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordQuilombos - educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aims to describe the specific schooling process developed in the quilombo of Conceição das Crioulas, in Salgueiro / PE. This process was a result of the socio-historical reconstruction movement of the quilombo’s history, which started in the 1980s. This process triggered several conflicts, and priority was given to the regaining of their territory and to the search for educational practices with decolonizing ideals. Based on the individual and collective memories of Conceição das Crioulas people, we have registered the historical accounts of the community’s resistance to the domination and oppression systems imposed to them since the arrival of the creole founders until today. The methodological trajectory was based on interviews, informal conversations and the analysis of a video-documentary, specifically recorded for this research. This path also allowed us to evaluate how we have perceived and done our school education over a period of twenty-two years, whose milestone is the inauguration, in 1995, of Professor José Mendes school, a local public school where grades 6th to 9th are taught. First, this paper addresses important elements for the beginning of this search. Next, it describes practices and specific actions of the education of Conceição das Crioulas. After that, it draws a comparative analysis about this and other pedagogical experiences, highlighting connections and significant distances between them. Finally, at the end of the last chapter, it conceptualizes this experience, which was named Crioula Pedagogy in the community.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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