Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/31318
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielRamehdePaula.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Le spleen de Paris : uma estética do confronto
Autor(es): Paula, Daniel Rameh de
Orientador(es): Barreto, Júnia Regina de Faria
Assunto: Baudelaire, Charles-Pierre, 1821-1867 - crítica e interpretação
Modernidade
Literatura francesa - crítica e interpretação
Literatura moderna - critica e interpretação
Data de publicação: 28-Fev-2018
Referência: PAULA, Daniel Rameh de. Le spleen de Paris: uma estética do confronto. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir acerca do tema do confronto em Le Spleen de Paris – Petits poèmes en prose, de Charles Baudelaire, um dos inauguradores da lírica moderna. Serão abordados, em especial, três aspectos da ideia de confronto na obra referida: o confronto estético; o confronto com o outro; e o confronto consigo mesmo. Considerando-se que o spleen figura em um dos títulos imaginados por Baudelaire para nomear a coletânea de poemas em questão, é de se supor que esse sentimento contribua para a tendência do sujeito poético da obra a estabelecer relações marcadamente conflituosas. Assim, em síntese, o problema sobre o qual se intenciona debruçar-se neste trabalho pode ser proposto do seguinte modo: em que medida a disseminação do tema do confronto em Le Spleen de Paris pode ser relacionada ao sentimento do spleen? Ao longo desse percurso, tendo como principais referenciais teóricos as teses de Antoine Compagnon, Hugo Friedrich e Walter Benjamin, será necessário evocar características fulcrais da modernidade e refletir acerca da noção de spleen, conceitos que se relacionam entre si e também com o modo como o confronto se espalha na obra em questão.
Résumé: Ce travail a pour but de réfléchir à propos du sujet de l’affrontement dans Le Spleen de Paris – Petits poèmes en prose, de Charles Baudelaire, l’un des inventeurs de la poésie moderne. De manière plus spécifique, trois aspects de l’idée d’affrontement seront analysés dans l’oeuvre mentionnée: l’affrontement esthétique; l’affrontement à l’autre; l’affrontement à soi-même. En considérant que le spleen figure sur l’un des titres imaginés par Baudelaire pour nommer son recueil de poèmes, on peut supposer que ce sentiment participe à la tendance du je poétique à établir des relations assez turbulentes. En somme, la problématique sur laquelle nous nous proposons de nous concentrer peut être formulée de la manière suivante: dans quelle mesure la dissémination de l’affrontement dans Le Spleen de Paris se lie-t-elle au sentiment du spleen? Au long du parcours, en prenant pour référence théorique surtout les idées d’Antoine Compagnon, Hugo Friedrich et Walter Benjamin, il sera nécessaire d’évoquer des caractéristiques centrales de la modernité et réfléchir à propos de la notion de spleen - des concepts qui se lient l’un à l’autre et aussi à la manière dont l’affrontement se répand dans l’oeuvre ci-analysée.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.