Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/31238
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RogérioReisdosSantos.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: “Uma bicha atrevida pede a palavra” : o lampião da esquina e a resistência de homossexuais durante a ditadura civil militar brasileira
Autor(es): Santos, Rogério Reis dos
Orientador(es): Costa, Cléria Botêlho da
Coorientador(es): Nascimento, Wanderson Flor do
Assunto: Homossexualidade
Ditadura militar - Brasil
Cultura
Ditadura e ditadores - Brasil
Data de publicação: 15-Fev-2018
Referência: SANTOS, Rogério Reis dos. “Uma bicha atrevida pede a palavra”: o lampião da esquina e a resistência de homossexuais durante a ditadura civil militar brasileira. 2017. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem por objeto a resistência de homossexuais durante a ditadura civil militar brasileira. Levando em consideração que homossexuais sofreram repressões específicas nesse período, motivadas pela sexualidade, tanto a esquerda revolucionária quanto a direita conservadora reprimiam homossexuais. Ante a isso, gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgênero se levantaram e construíram uma resistência que partia de suas vivências, experiências e representações, uma resistência cultural e política. A compreensão desses processos se deu na construção de uma narrativa baseada nas narrativas do jornal Lampião da Esquina, tabloide que circulou no período estudado e era produzido por e para homossexuais.
Abstract: This research aims to show the homosexual resistance during the Military Dictatorship in Brazil. Taking into considerations that homosexuals suffered specific repressions during the above-mentioned period, motivated by sexuality, both the revolutionary left movement and the conservative right ideology repressed homosexuals. As a consequence of this repression, gays, lesbians, bisexuals, transvestites and transgender people stood up and built a resistance based on their experiences, perceptions and representations, a kind of cultural and political resistance. The understanding of these processes was possible through the construction of a narrative based on the stories of the Lampião da Esquina newspaper, a tabloid that circulated during the period studied and was produced by and for homosexual people.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.