Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
dc.contributor.author | Paula, Tatiane Ribeiro Morais de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-06T17:04:02Z | - |
dc.date.available | 2018-02-06T17:04:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-06 | - |
dc.date.submitted | 2017-09-22 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Tatiane Ribeiro Morais de. Modos de vivência da musicalidade da pessoa surda. 2017. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31160 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado que tem por objetivo investigar os modos de vivência da musicalidade da pessoa surda, considerando sua cultura. entendendo o indivíduo como unidade afeto-intelecto e como ser de possibilidades, com base na perspectiva histórico-cultural de vigotski, a pesquisa visa perceber este indivíduo em sua totalidade, em inteireza. nesta perspectiva, e com base nos estudos da defectologia, a pessoa surda apresenta um defeito biológico, mas só é vista como uma pessoa com deficiência em sua relação com a sociedade, visto que a sociedade não se apresenta como um espaço social educativo. partimos também do contraponto da representação que a música apresenta na sociedade contemporânea. neste molde, ela carrega em si traços de uma concepção que tem por base uma série de ideias e ideais que a incluem para ser sentida, ouvida e percebida unicamente pelo órgão auditivo, desconsiderando a unidade do funcionamento do organismo. no universo sonoro que nos rodeia, compreendemos que o som não é somente a parte audível da música, mas uma característica dela, conforme nos sinaliza winisk. assim, entendemos que a vivência da musicalidade, por meio da atividade musical, não compreende unicamente a percepção auditiva. na compreensão desta vivência, tivemos um olhar etnográfico, baseado na etnografia sensorial, que compreende as experiências como multissensoriais e o funcionamento do organismo em sua unidade. fizemos uso, também, da etnografia em/com mídias sociais, o que possibilitou o contato desejado com os participantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modos de vivência da musicalidade da pessoa surda | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study, a master's thesis, has as aim to investigate the ways of living the musicality of the deaf person, considering their culture. Considering the individual as an intellect-affect unit and as a being of possibilities, based on the historical-cultural perspective by Vygotsky, the research to perceive this individual in its wholeness, in entirety. In this perspective, and based on studies of defectology, the deaf person presents a biological defect, this person is only seen as an individual with a disability in their relationship with society, because the society does not present itself in the role of an educational social environment. Also, we assumed that the counterpoint of the representation of music reported in contemporary society. At this model, the representation of music carries itself traces of a conception based on a series of ideas and ideals that include it to be felt, heard, and perceived merely by the hearing organ, without considers the unity of the functioning of the organism. In the sonorous universe that surrounds us, we realize that sound is not only the audible part of the song but a characteristic of it, Winisk points out. Then, we comprehend that the lived of musicality, through musical activity, does not understand only the hearing perception. In the comprehension of this experience, we had an ethnographic view based on sensorial ethnography which includes the experiences as multisensory and the functioning of the organism in its unity. Nevertheless, we used the ethnography in / with social media, which enabled the desired contact with the participants. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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