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2017_SirleneBarbosaCorrêaPassold.pdf21,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorPortela, Cristiane de Assis-
dc.contributor.authorPassold, Sirlene Barbosa Corrêa-
dc.date.accessioned2018-02-05T20:08:35Z-
dc.date.available2018-02-05T20:08:35Z-
dc.date.issued2018-02-05-
dc.date.submitted2017-05-12-
dc.identifier.citationPASSOLD, Sirlene Barbosa Corrêa. Desapocadas: concepções de beleza e conhecimentos tradicionais de mulheres quilombolas do Puris- MG. 2017. 147 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31151-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA dissertação busca compreender como as mulheres quilombolas do Puris constroem representações acerca da beleza, relacionando essas concepções com os conhecimentos tradicionais relativos ao embelezamento e cuidados com o corpo feminino nesta comunidade. O ponto de partida para a análise é a categoria “desapocada”, formulada pelas mulheres do Puris como designação da característica fundamental para a beleza feminina. Inicialmente, apresenta uma historicização dos processos de territorialidade e identidade do Quilombo Puris, pensando esses processos desde o tempo dos antigos até os dias de hoje. Em seguida, a partir da análise de relatos orais, diversos elementos são problematizados: as interseccionalidades que constituem a identidade dessas mulheres; as interlocuções possíveis com as representações ocidentais sobre a beleza negra; algumas histórias de vida e as concepções de beleza formuladas por essas mulheres; os conhecimentos tradicionais relativos à estética negra; as ressignificações em torno do lenço e turbante, bem como, das vestimentas, desde o algodão produzido até o uso da chita. Por fim, como sinalização de um exercício epistemológico, a autora constrói uma narrativa em que reflete sobre a sua história de vida ao relacionar os conhecimentos aprendidos tradicionalmente e aqueles que exercitou na universidade, durante a experiência do mestrado.pt_BR
dc.description.sponsorshipSecretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesapocadas : concepções de beleza e conhecimentos tradicionais de mulheres quilombolas do Puris- MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordQuilombos - Minas Gerais (MG)pt_BR
dc.subject.keywordMulheres negraspt_BR
dc.subject.keywordBeleza negrapt_BR
dc.subject.keywordConhecimento popularpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The dissertation tries to understand how the quilombola women of the Puris construct representations about the beauty, relating these conceptions with the traditional knowledge regarding the beautification and care with the feminine body in this community. The starting point for the analysis is the category "snuffed out", formulated by Puris women as a designation of the fundamental characteristic for feminine beauty. Initially, it presents a historicization of the processes of territoriality and identity of the Quilombo Puris, thinking these processes from the time of the ancients until the present day. Then, from the analysis of oral reports, several elements are problematized: the intersectionalities that constitute the identity of these women; the possible interlocutions with Western representations of black beauty; some life stories and the conceptions of beauty formulated by these women; traditional knowledge of black aesthetics; the resignifications around the handkerchief and turban, as well as of the clothes, from the cotton produced to the use of the cheetah. Finally, as a sign of an epistemological exercise, the author constructs a narrative in which she reflects on her life history by relating the knowledge learned traditionally and those she has practiced at the university during the masters experience.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Antropologia (ICS DAN)-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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