Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/31086
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandoHenriquedeAraújoEsteves.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Efeito spillover do Pronatec no mercado de trabalho
Autor(es): Esteves, Fernando Henrique de Araújo
Orientador(es): Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Coorientador(es): Menezes, Rafael Terra
Assunto: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
Mercado de trabalho
Empregabilidade
Data de publicação: 24-Jan-2018
Referência: ESTEVES, Fernando Henrique de Araújo. Efeito spillover do Pronatec no mercado de trabalho. 2017. [34] f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O trabalho propõe uma avaliação de impacto, considerando a possibilidade de efeitos spillover de empregabilidade em mercados de trabalho municipais, gerados a partir da oferta de cursos técnicos no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Efetuando a construção dos grupos de tratado e controle semelhante a um experimento aleatório, aplica-se a técnica econométrica de Diferenças-em-Diferenças, chegando a estimativas positivas de impacto dos cursos da modalidade FIC para empregabilidade nas áreas consideradas. O efeito spillover se mostra negativo, porém com magnitude atenuada para o grupo de participantes do Pronatec. Em complemento, empreende-se estimações por eixo tecnológico da modalidade citada, sendo possível identificar as áreas de melhor performance, além de avaliação quanto à eficácia de vagas demandadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Para este grupo, composto por beneficiários de programas sociais, os resultados sugerem certa incapacidade de integração à economia formal através do Pronatec.
Abstract: This article proposes an impact evaluation, in addition to an analysis of possible spillover effects on employability’s outcomes of municipalities’ labor markets, caused by the offer of Pronatec’s courses, a Brazilian training program ran by the federal government. We apply the Difference-in-Difference econometric technique and we find positive impacts on employability. We also find negative estimations of the the spillover effects, although with lower magnitude for the treated group of Pronatec participants. In further estimations, the results suggest failure in the insertion of social welfare beneficiaries to the formal labor market in Brazil through the participation in the program.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.