Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/30934
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_EntreEscolaUniversidade.pdf497,34 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
ARTIGO_BetweenSchoolUniversity.pdf508,71 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorFerreira, Taíspt_BR
dc.contributor.authorHartmann, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Marina Marcondespt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:15:48Z-
dc.date.available2018-01-04T19:15:48Z-
dc.date.issued2017-01pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Taís; HARTMANN, Luciana; MACHADO, Marina Marcondes. Entre escola e universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Taís; HARTMANN, Luciana; MACHADO, Marina Marcondes. Between school and university: dinosaurs and little notebooks towards an embodied dramaturgy. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30934-
dc.description.abstractEste texto, escrito a seis mãos, insiste na não-dicotomia entre corpo e mente, ação e pensamento, objetividade e subjetividade, de modo a alcançar as férteis relações adulto-criança no âmbito da ficcionalidade. Defende o exercício da docência do teatro tanto na universidade quanto na escola, na chave de uma dramaturgia encarnada: modo de escrita e de uso do texto dramatúrgico no qual a corporalidade é central. Apresentando mais perguntas do que respostas, busca por um trabalho dramatúrgico que narra, dialoga, propõe performatividade e mudança nos mundos de vida dos discentes das Licenciaturas em Teatro, bem como os mundos de vida de seus futuros alunos, crianças e jovens brasileiros.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre escola e universidade : dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnadapt_BR
dc.title.alternativeBetween school and university : dinosaurs and little notebooks towards an embodied dramaturgy-
dc.title.alternativeEntre l'école et à l'université : dinosaures et petits cahiers par un dramaturgie incarné-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTeatro (Literatura) - técnicapt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordInfância e juventude-
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Estudos da Presença - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000100045&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2237-266063579pt_BR
dc.description.abstract1This six-hand written paper insists on the non-dichotomy between body and mind, action and thought, objectivity and subjectivity, in order to reach the fertile adult-child relationships within fictionality. It supports the practice of theater teaching both at the university and at school, in the key of an embodied dramaturgy: a writing mode and usage of the dramaturgical text in which corporeality is central. Presenting more questions than answering them, it searches for a dramaturgical work that narrates, dialogues, and proposes performativity and changes in the worlds-of-life of teachers in Undergraduate Theater Teachers Education as well as in the worlds-of-life of their prospective students, Brazilian children and teenagers.-
dc.description.abstract3Cet article, écrit à six mains, insiste sur la non-dichotomie entre le corps et l'esprit, l'action et la pensée, l'objectivité et la subjectivité, afin d'arriver aux fécondes relations entre l'adulte et l'enfant au sein de la fictionalité. Défend la pratique de l'enseignement du théâtre à l'université et à l'école, dans le cadre d'une dramaturgie incarnée: façon d'écriture et d'usage du texte dramaturgique dans lequel la corporéité est central. Présentant plus de questions que de réponses, on cherche un travail dramaturgique que raconte, converse, et propose performativité et changement dans les mondes de vie des étudiants du premier cycle de Théâtre, ainsi que les mondes de la vie de ses futurs étudiants, les enfants et les jeunes Brésiliens.-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30934/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.