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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSchwartzman, Ulises Prieto ypt_BR
dc.contributor.authorMartins, Valney Claudino Sampaiopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Luciana Soutopt_BR
dc.contributor.authorGarrafa, Volneipt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:15:42Z-
dc.date.available2018-01-04T19:15:42Z-
dc.date.issued2017-12pt_BR
dc.identifier.citationSCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210. ______________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationSCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinarity: an indispensable reference for the bioethics teaching-learning process. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210. ______________________________________________________________________________________________________________________________________-
dc.identifier.citationSCHWARTZMAN, Ulises Prieto y et al. Interdisciplinariedad: referencia indispensable del proceso de enseñanza-aprendizaje de la bioética. Revista Bioética, Brasília, v. 25, n. 3, p. 536-543, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30900-
dc.description.abstractA partir da formação multiprofissional dos pesquisadores e estudantes interessados em bioética, o referencial teórico-prático da interdisciplinaridade tornou-se ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Mediante estudo retrospectivo de frequência foi pesquisado o perfil curricular dos alunos ingressados no programa de pós-graduação stricto sensu da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília. Dos 145 estudantes matriculados no período entre 2008 e 2015, 57% ingressaram no mestrado; 41%, no doutorado e 2%, no pós-doutorado, provenientes de 15 estados e do Distrito Federal, de Argentina, Colômbia, Moçambique e Uruguai. Os alunos provêm de 29 graduações, sendo as principais: medicina (14%); direito e biologia (12% cada); odontologia (10%); psicologia e enfermagem (8% cada); fisioterapia e filosofia (7% cada). As áreas de conhecimento prevalentes foram ciências da saúde (58%); ciências humanas e sociais (34%) e ciências biológicas (4%). A epistemologia da bioética encontra na interdisciplinaridade o referencial inerente e fundamental para seu processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.language.isoes-
dc.publisherConselho Federal de Medicinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade : referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioéticapt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinarity : an indispensable reference for the bioethics teaching-learning process-
dc.title.alternativeInterdisciplinariedad : referencia indispensable del proceso de enseñanza-aprendizaje de la bioética-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordBioéticapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.rights.licenseRevista Bioética - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300536&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253210pt_BR
dc.description.abstract1Taking the multidisciplinary training of researchers and students interested in Bioethics as a starting point, the theoretical and practical framework of interdisciplinarity has become an indispensable tool in the teaching -learning process. Through a retrospective study of frequency the curriculum profile of students enrolled in the Stricto Sensu Graduation Program of the Unesco Cathedra in Bioethics at the Universidade de Brasilia (Brasilia University) was analyzed. From 145 students enrolled between 2008 to 2015, 56.6% were from the Master’s Degree course, 41.4 % from the Doctorate course and 2.1 % from the Post-Doctorate course. The students were from 15 different states and the Distrito Federal in Brazil, as well as Argentina, Colombia, Mozambique and Uruguay, and had graduated in 29 different subjects, the most common of which were Physics (14%); Law and Biology (12% each); Dentistry (10%); Psychology and Nursing (8% each); and Physiotherapy and Philosophy (7% each). The areas of prevalent knowledge were Health Sciences (58.3%); Humanities and Social Sciences (33.5%); and Biological Sciences (4.4%). Epistemology of Bioethics is the inherent interdisciplinary framework and essential to the teaching-learning process of these students.-
dc.description.abstract2A partir de la formación multiprofesional de los investigadores y estudiantes interesados en Bioética, la referencia teórico-práctica de la interdisciplinaridad se tornó herramienta indispensable en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Por medio de un estudio retrospectivo de frecuencia, se estudió el perfil curricular de los alumnos que ingresaron en el Programa de Posgrado Stricto Sensu de la Cátedra Unesco de Bioética de la Universidad de Brasília. De los 145 estudiantes matriculados en el período 2008-2015, el 56,6% ingresó en la maestría, el 41,4% en el doctorado y el 2,1% en el posdoctorado, provenientes de 15 estados y del Distrito Federal, y de Argentina, Colombia, Mozambique y Uruguay. Los alumnos provenían de 29 carreras de grado, siendo las principales: Medicina (14%); Derecho y Biología (12% cada una); Odontología (10%); Psicología y Enfermería (8% cada una); Fisioterapia y Filosofía (7% cada una). Las áreas de conocimiento principales fueron Ciencias de la Salud (58,3%); Ciencias Humanas y Sociales (33,5%); y Ciencias Biológicas (4,4%). La epistemología de la Bioética encuentra en la interdisciplinaridad una referencia inherente y fundamental para su proceso de enseñanza-aprendizaje.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeDepartamento de Saúde Coletiva (FS DSC)-
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