Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Mari, Marcelo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-04T19:15:11Z | - |
dc.date.available | 2018-01-04T19:15:11Z | - |
dc.date.issued | 2017-04 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARI, Marcelo. Melancolia do moderno: móveis esquecidos de Sergio Rodrigues. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 15, n. 29, p. 122-145, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000100122&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.123176. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30843 | - |
dc.description.abstract | Ainda que Sergio Rodrigues tenha ficado notoriamente conhecido por sua poltrona Mole, não se pode esquecer de uma série de móveis desenhados por ele para escritório, que viriam a cumprir outra função na arquitetura. Eles foram concebidos pelo arquiteto para a Casa do Brasil em Roma, no palácio Doria Pamphili. Móveis que por sua funcionalidade foram esquecidos, mas que guardam no seu desenho, material e concepção final algo do mesmo otimismo inscrito na construção de Brasília. Quando se anda pelas salas e corredores da Casa Brasil, tem-se a impressão de que objetos, pinturas e particularmente os móveis traçam com exatidão cristalizada qual foi a contribuição das artes no período desenvolvimentista brasileiro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Melancolia do moderno : móveis esquecidos de Sergio Rodrigues | pt_BR |
dc.title.alternative | Modern melancholy : Sergio Rodrigues' forgotten furniture | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobiliário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodrigues, Sérgio, 1927-2014 | pt_BR |
dc.rights.license | ARS (São Paulo) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000100122&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 jan. 2018. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.123176 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | If Sergio Rodrigues would famously known to his Poltrona Mole, we could not forget a series of office furniture designed by himself, which fulfils another function in architecture. It was the office furniture designed for Brazil's House in the Palace Doria Pamphili, Rome. Furniture that with its functionality have been forgotten, but keep in its design, material and intention something even of the optimism registered in the construction of Brasilia. When one walk through the Casa Brazil’s rooms and corridors has the impression that the objects, paintings and especially the furniture shows exactly what was the contribution of the arts to the Brazilian developmentalism period. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|