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Título: Comportamentos de autocuidado em diabetes tipo 1 : estratégias para a promoção da adesão
Autor(es): Fleury, Marília de Souza
Orientador(es): Seidl, Eliane Maria Fleury
Assunto: Psicologia clínica da saúde
Diabetes
Cuidados de saúde
Data de publicação: 2006
Referência: FLEURY, Marília de Souza. Comportamentos de autocuidado em diabetes tipo 1: estratégias para a promoção da adesão. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: A adesão ao tratamento em diabetes tipo 1 representa um desafio, sobretudo ao jovem , que se vê diante da necessidade de priorizar ações de autocuidado em um momento da vida em que a saúde é percebida como atributo natural e não como algo a ser construído. Ao longo do século XX, a abordagem do diabetes tipo 1 avançou desde a descoberta da insulina, em 1921 e o início da educação em diabetes, até o desenvolvimento de análogos da insulina, na última década. Em 1993, o Diabetes Control and Complications Trial (DCCT) demonstrou o valor da terapêutica insulínica intensiva e do controle glicêmico para a prevenção de complicações crônicas da doença. De acordo com esta perspectiva, foi desenvolvido um estudo de delineamento longitudinal de curto prazo, com o objetivo de desenvolver estratégias de intervenção e avaliar seus efeitos, com vistas à aquisição de comportamentos de adesão ao autocuidado, em especial à insulinização intensiva, em jovens com diabetes tipo 1. O estudo, realizado na rede pública de saúde do Distrito Federal, incluiu dois jovens do sexo masculino e duas do sexo feminino, com idades entre 14 e 25 anos e tempo de diagnóstico entre quatro e oito anos, que reconheciam a própria dificuldade de realizar o autocuidado. Antes da intervenção e ao término da mesma, foram avaliados aspectos como o conhecimento sobre diabetes, práticas ligadas ao tratamento, utilização de dicas internas e externas e expectativa de auto-eficácia com relação ao autocuidado. Os instrumentos incluíram roteiros de entrevista, questionários auto-aplicáveis e escalas. A intervenção, predominantemente individual, teve duração de oito a onze semanas e focalizou a discriminação de dicas internas e externas e a resolução de problemas, com base na automonitorização do tratamento. Os resultados evidenciaram ganhos consistentes com relação ao autocuidado no que se refere à aquisição do repertório comportamental para a auto monitorização glicêmica, a contagem de carboidratos e a insulinização intensiva para três dos quatro participantes. Outros comportamentos de autocuidado, como o comportamento alimentar e a prática de atividade física, foram trabalhados de forma periférica e não tiveram alteração relevante ao longo do período de intervenção. Há indicações de que o participante mais jovem tenha apresentado avanço no sentido do desenvolvimento de percepções mais realísticas a respeito da doença e do próprio comportamento de adesão, abrindo a perspectiva futura de um comportamento mais adaptativo com relação à doença e seu tratamento. Para três dos participantes, o controle glicêmico oscilou ao longo da intervenção, tendo havido redução da freqüência de hiperglicemias, mas não da média das glicemias registradas. A relevância do estudo reside na apresentação de uma proposta de intervenção, que associa aspectos médicos e psicossociais, voltada para pessoas que desejem se engajar no tratamento insulínico intensivo. Discute, ainda, o processo de aquisição de habilidades que permitam o desenvolvimento da autonomia para a tomada de decisão no que se refere aos ajustes de doses de insulina no cotidiano do tratamento. Os resultados apontaram a necessidade de uma intervenção com maior duração e com participação de equipe interdisciplinar, para possibilitar a ampliação do repertório comportamental e para que os ganhos iniciados a partir da intervenção possam adquirir consistência. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Adherence to the type 1 diabetes treatment represents a challenge, especially to young people who suddenly face the need to focus on self-care measures in a moment in their lives when health is seen as a natural attribute rather than something that should require special efforts. Throughout the 20th century, diabetes approach has advanced since the discovery of insulin in 1921 and the beginning of diabetes education, until the synthesis of insulin analogues in the last decade. In 1993, the Diabetes Control and Complications Trial (DCCT) has demonstrated the importance of intensive insulin therapy and blood glucose control to avoid chronic diabetes complications. In consonance with this perspective, a short, longitudinal study was performed, with the purpose of developing strategies of intervention and of analyzing its effects upon adherence to self-care behavior, particularly with intensive insulin therapy, in young people with type 1 diabetes. The intervention took place at a public health diabetes reference clinic of Distrito Federal, Brazil, and included four people with type 1diabetes, two male and two female, aged 14 to 25, diagnosed four to eight years prior to the study. All of them recognized their difficulty to maintain diabetes self-care along for extended periods. Aspects as such, knowledge about diabetes, procedures of treatment, internal and external clues to action and diabetes self-efficacy were assessed before and after the intervention. Research instruments included: interview scripts, questionnaires and scales. The intervention was predominantly individual, lasting eight to eleven weeks. The primary focus were on internal and external clues to action and problem-solving strategies, based on self-monitoring and self-report of the treatment. The results showed consistent acquisitions of self-care related to glucose self-monitoring, carbohydrate counting and intensive insulin therapy for three out of the four participants. Other self-care behaviors, such as food intake and exercising, were approached as secondary options and didn’t show much progress during intervention. There is evidence that the youngster of them went a step further towards more realistic perceptions about the disease and about his own behavior regarding adherence, opening future perspectives of a less avoiding behavior towards diabetes and its treatment. For three of the participants, the glycemic control varied during the intervention period, with reduction of the frequency of hyperglycemia, but without significant improvement in average blood glucose. The relevance of the study is linked to its proposal of an intervention associating medical and psychosocial aspects, directed to diabetic people who want to engage into intensive insulin therapy. It also addressed the acquisition of abilities necessary to the development of the autonomy to make decisions about insulin adjustments on daily basis treatment. The results indicate the need for extended follow up involving multidisciplinary approach, allowing the behavioral acquisitions to be widened and to gain consistency.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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