Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30798
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_TheoreticalPracticalAcquisition.pdf544,39 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
ARTIGO_AquisicaoTeoricoPratica.pdf542,86 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorBim, Lucas Lazarinipt_BR
dc.contributor.authorBim, Felipe Lazarinipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Andrea Mara Bernardes dapt_BR
dc.contributor.authorSousa, Alvaro Francisco Lopes dept_BR
dc.contributor.authorHermann, Paula Regina de Souzapt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Denise dept_BR
dc.contributor.authorHass, Vanderlei Josépt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:15:03Z-
dc.date.available2018-01-04T19:15:03Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationBIM, Lucas Lazarini et al. Theoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety: dilemmas in the training of nurses. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127. _____________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationBIM, Lucas Lazarini et al. Aquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente: dilemas na formação de enfermeiros. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, e20170127, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 jan. 2018. Epub Aug 07, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30798-
dc.description.abstractObjetivo: investigar conteúdos relacionados à segurança do paciente, contemplados nos currículos de cursos de graduação em Enfermagem de duas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: estudo descritivo, tipo survey, realizado com 119 alunos de cursos de Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado), no período de agosto a setembro de 2016. Os tópicos investigados foram baseados no Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. De posse dos dados, realizaram-se análises univariadas e bivariadas. Resultados: dos 46 conteúdos investigados no questionário, dois tiveram escores elevados de não obtenção em atividades teóricas e/ou práticas, que são: "Cultura de culpa" e "Infecção comunitária". Alunos da Licenciatura e Bacharelado referiram maior aquisição em aulas teóricas (p = 0,012), enquanto os do Bacharelado atribuíram de forma equivalente teoria e prática (p = 0,013). Conclusão: os conteúdos estiveram contemplados, em sua maioria, na abordagem teórica e prática, ao menos uma vez no decorrer do curso. No entanto, quando se tratou de conteúdos ligados a aspectos socioculturais relacionados à segurança do paciente registraram-se escores menores.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isopt-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTheoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety : dilemmas in the training of nursespt_BR
dc.title.alternativeAdquisición teórico-práctico de tópicos relevantes sobre seguridad del paciente : dilemas en la formación de enfermeros-
dc.title.alternativeAquisição teórico-prática de tópicos relevantes à segurança do paciente : dilemas na formação de enfermeiros-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPacientespt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordEducação em enfermagempt_BR
dc.rights.licenseEscola Anna Nery - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000400206&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0127pt_BR
dc.description.abstract1Objective: to investigate content associated with patient safety included in the curricula of undergraduate nursing courses of two Brazilian higher educational institutions. Method: a descriptive survey study was carried out with 119 students of nursing courses (licentiate and bachelor degree), from August to September 2016. The topics investigated were based on the WHO patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Armed with the data, univariate and bivariate analyses were carried out. Results: of the 46 content areas investigated in the questionnaire, two scored high in non-achievement in theoretical or practical activities, namely "the culture of blame" and "community-acquired infection." Licentiate and bachelor degree students reported a higher acquisition in theoretical classes (p = 0.012), whereas bachelor degree students reported similar acquisition in theory and practice (p = 0.013). Conclusion: the content mostly included theoretical and practical approaches at least once throughout the course. However, when considering content associated with patient safety-related sociocultural aspects, lower scores were found.-
dc.description.abstract2Objetivo: investigar contenidos relacionados a seguridad del paciente, contemplados en programas de cursos de grado en Enfermería de dos Instituciones de Enseñanza Superior brasileñas. Método: estudio descriptivo, tipo survey, realizado con 119 alumnos de cursos de Enfermería (Licenciatura y Bachillerato), de agosto a setiembre de 2016. Los tópicos investigados estaban basados en el Patient safety curriculum guide: multi-professional edition. Se realizaron análisis univariados y bivariados de los datos. Resultados: de 46 contenidos investigados, dos obtuvieron alto grado de desaprobación en actividades teóricas y/o prácticas: "Cultivo de culpa" e "Infección comunitaria". Los alumnos de Licenciatura y Bachillerato reportaron mayor adquisición en clases teóricas (p = 0,012), mientras los de Bachillerato reportaron equivalentemente a teoría y práctica (p = 0,013). Conclusión: los contenidos estuvieron mayoritariamente contemplados en abordajes teóricos y prácticos al menos una vez durante el curso; aunque se registraron puntajes menores respecto de contenidos vinculados a aspectos socioculturales relacionados a seguridad del paciente.-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Enfermagem (FCE-ENF)pt_BR
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30798/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.