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dc.contributor.authorBauer, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorCassettari, Nathaliapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Romualdo Portela dept_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:14:49Z-
dc.date.available2018-01-04T19:14:49Z-
dc.date.issued2017-12pt_BR
dc.identifier.citationBAUER, Adriana; CASSETTARI, Nathalia; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Políticas docentes e qualidade da educação: uma revisão da literatura e indicações de política. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, p. 943-970, out./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362017000400943&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 jan. 2018. Epub Sep 04, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30725-
dc.description.abstractO presente artigo discute os aportes do debate acadêmico sobre quatro dimensões relacionadas às políticas docentes no Brasil: atratividade, formação, retenção e avaliação. A partir de revisão de trabalhos que tratam dessas dimensões, muitas vezes isoladamente, objetiva-se destacar os principais problemas a serem equacionados pelas políticas públicas direcionadas aos professores visando à melhoria da qualidade da educação. Para isso, o trabalho divide-se em seis partes: uma introdução, na qual se apresenta a importância da questão docente e os desafios que ela impõe às políticas públicas, e quatro seções, nas quais são analisadas a atratividade, a formação, a retenção e a avaliação de docentes, respectivamente. Ao final sintetizam-se os principais desafios colocados à superação dos problemas destacados.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFundação CESGRANRIOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolíticas docentes e qualidade da educação : uma revisão da literatura e indicações de políticapt_BR
dc.title.alternativeTeacher policies and educational quality : a review of literature and policy indications-
dc.title.alternativePolíticas para maestros y calidad de la educación : una revisión de literatura e indicaciones de política-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - avaliaçãopt_BR
dc.rights.licenseEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362017000400943&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501010pt_BR
dc.description.abstract1This paper discusses the contributions of the academic debate on four dimensions related to teacher policies in Brazil: attractiveness, training, retention and evaluation. Starting from a review of works that address these dimensions, often individually or without a relationship with each other, the aim is to highlight the main problems to be resolved by public policies driven to teachers in order to improve the educational quality. The paper is divided into six parts: an introduction, which presents the importance of the teacher’s issue and the challenges imposed by it on public policy; and four sections in which attractiveness, training, retention and evaluation of teachers are analyzed, respectively. The main challenges to be equated to overcome the problems discussed are synthesized at the end of the paper.-
dc.description.abstract2Este artículo analiza las contribuciones del debate académico en cuatro dimensiones relacionadas con las políticas docentes en Brasil: el atractivo, la formación, la retención y la evaluación. De la revisión de las obras que se ocupan de estas dimensiones, a menudo aisladamente, el objetivo es resaltar los principales problemas que deben ser resueltos por las políticas públicas dirigidas a los maestros, con el fin de mejorar la calidad de la educación. Para ello, el trabajo se divide en seis partes: una introducción, que presenta la importancia de la cuestión de enseñanza y los desafíos que impone a las políticas públicas; y cuatro secciones en las que se analizan el atractivo, la formación, la retención y la evaluación de los profesores, respectivamente. Al final, se sintetizan los principales desafíos que deben resolverse para superar los problemas señalados.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
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