Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.author | Biato, Emília Carvalho Leitão | pt_BR |
dc.contributor.author | Ceccim, Ricardo Burg | pt_BR |
dc.contributor.author | Monteiro, Silas Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-04T19:14:46Z | - |
dc.date.available | 2018-01-04T19:14:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-09 | pt_BR |
dc.identifier.citation | BIATO, Emília Carvalho Leitão; CECCIM, Ricardo Burg; MONTEIRO, Silas Borges. Processos de criação na atenção e na educação em saúde: um exercício de “timpanização”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 621-640, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30709 | - |
dc.description.abstract | O estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | IMS-UERJ | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização” | pt_BR |
dc.title.alternative | Creation processes in health and health education : a “tympanizing” exercise | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em saúde | pt_BR |
dc.rights.license | Physis: Revista de Saúde Coletiva - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2018. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study proposes reflections about care practices and health education. These practices, in many respects, are permeated by a dualistic base, which weakens the educational power and effectiveness in health promotion. There is the hypothesis that the tympanizing gesture proposed by Jacques Derrida, offers a possibility of a methodological approach to the subject, exercise that is done through an Antonin Artaud’s letter, considering his biography and his health and illness experiences. Tympanizing includes three procedures: groping the wreckage; disseminating meanings and invention of supplements chains. This method can open different meanings for knowledge and practices of attention and health education. | - |
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