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ARTIGO_PraticasEducativasPaciente.pdf877,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorIquize Condori, Roxana Claudiapt_BR
dc.contributor.authorTheodoro, Fabrício Claudino Estrela Terrapt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Karla Andréapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Manuela de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorBarros, Jônatas de Françapt_BR
dc.contributor.authorSilva, André Ribeiro dapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:13:20Z-
dc.date.available2018-01-04T19:13:20Z-
dc.date.issued2017-04pt_BR
dc.identifier.citationIQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional: a systematic review. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr/jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034. ____________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationIQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr./jun 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30613-
dc.description.abstractEsta revisão sistemática procurou identificar a produção científica multiprofissional, que aborde fatores para o adequado manejo do diabetes mellitus com enfoque na educação em saúde, na perspectiva do paciente e do profissional. O objetivo foi sintetizar o conhecimento produzido e apontar suas implicações na prática do atendimento ao doente. Foi realizada uma busca nas bases de PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS e BIREME. Os programas de intervenção apresentam metodologias e estruturas distintas, embora a base teórica seja a educação para autogestão. As metodologias de avaliação da eficácia dos programas educativos incidiram no número de adesões e permanência nos grupos. Alguns estudos também avaliaram parâmetros psicológicos, fisiopatológicos e sociais. Os resultados mostram ganhos qualitativos no autocuidado, na humanização do atendimento, e na qualidade de vida dos pacientes. As evidências apontam que parece haver uma resposta positiva aos programas de intervenção quando comparados os parâmetros fisiológicos, psicológicos, educativos e sociais, iniciais e finais dos estudos.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isopt-
dc.publisherSociedade Brasileira de Nefrologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic reviewpt_BR
dc.title.alternativePráticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde : uma revisão sistemática-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDiabetespt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.subject.keywordConhecimentopt_BR
dc.subject.keywordAutocuidadopt_BR
dc.rights.licenseJornal Brasileiro de Nefrologia - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S010128002017000200196&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 fev. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034pt_BR
dc.description.abstract1This systematic review has sought to identify the multidisciplinary scientific production, addressing factors for proper diabetes mellitus management focusing on health education, from the perspective of the patient and the professional. The goal was to synthesize the knowledge produced and point out its implications for the practice of patient care. A search was conducted in PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS and BIREME. The intervention programs present methodologies and different structures, although the theoretical basis is education for self-management. The evaluation methodologies for effectiveness of educational programs focused on the number of subscriptions and stay in groups. Some studies also evaluated psychological, social and pathophysiological parameters. The results show qualitative improvements in self-care, humanization in care, and quality of life of patients. The evidence shows that there seems to be a positive response to the intervention programs whenever comparing the physiological, psychological, educational and social parameters, initial and final of the studies.-
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