Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30461
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProcessosComposicaoEnsino.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_CompositionTeachingLearning.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDaltro, Emyle Pompeu de Barrospt_BR
dc.contributor.authorMatsumoto, Roberta Kumasakapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:19:28Z-
dc.date.available2017-12-07T05:19:28Z-
dc.date.issued2016-01pt_BR
dc.identifier.citationDALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327. ______________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationDALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Composition/Teaching/Learning Processes in Dance. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30461-
dc.description.abstractReflexão sobre o solo no contexto de produções contemporâneas nomeadas instalações coreográficas, baseada no estudo das relações entre humanos e não/humanos em cena, e, por meio dela, a apresentação de uma abordagem para o ensino/aprendizagem em dança. Parte-se da ideia de que tais criações respondem a uma necessidade que se configura como busca pela experiência, operada por meio das relações com não/humanos quando estes são levados em conta como coautores de corpos, danças e cenas. A noção de solo é problematizada, uma vez que, em solo, nunca estamos sós, mas estamos e somos com, o que nos conduz a enfatizar composição e aprendizagem em dança como experimentação coletiva.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProcessos de composição/ensino/aprendizagem em dançapt_BR
dc.title.alternativeComposition/teaching/learning processes in dance-
dc.title.alternativeComposition/enseignement/apprentissage en danse-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSolo em dançapt_BR
dc.subject.keywordInstalação coreográficapt_BR
dc.subject.keywordDança - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordComposição (Arte)pt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Estudos da Presença - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2017.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327pt_BR
dc.description.abstract1This article is about contemporary dance solo productions which have been called choreographic installations. It is focused on the relations between humans and non-humans in performance and presents an approach of teaching/learning in dance. It departs from the idea that the choreographic installation responds to a search for experience, which is operated by means of relations to non-humans when these become coauthors of bodies, dance and performance. The solo notion is thus called into question, as we are never alone in it, but rather with, which leads us to emphasize dance composition and learning as a collective experimentation.-
dc.description.abstract3Cet article est une réflexion au sujet du solo dans le cadre des productions contemporaines dites installations chorégraphiques. Cette réflexion est basée sur l'étude des rapports entre humains et non/humains sur scène et elle propose une approche pour l'enseignement/l'apprentissage de la danse. Nous partons de l'idée que de telles créations répondent à un besoin qui se configure comme la quête de l'expérience, à travers les relations avec les non/humains en tant que co-auteurs de corps, de danses et de scènes. Ainsi, la notion de solo est mise en question, puisqu'en solo on n'est jamais seul, mais on est toujours avec, ce qui nous permet de mettre en valeur la composition et l'apprentissage en danse en tant qu'expérimentation collective.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.