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dc.contributor.authorAraújo, Claisy Maria Marinhopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:18:21Z-
dc.date.available2017-12-07T05:18:21Z-
dc.date.issued2016-04pt_BR
dc.identifier.citationMARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Inovações em Psicologia Escolar: o contexto da educação superior. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 33, n. 2, p. 199-211, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000200199&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000200003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30192-
dc.description.abstractA educação superior, tanto no Brasil quanto no exterior, tem sido alvo de inúmeras políticas educacionais contemporâneas. O sistema brasileiro ampliou-se velozmente na última década, ocasionando transformações institucionais no âmbito político-pedagógico e acadêmico, bem como no perfil dos estudantes. As mudanças têm como foco o direito de acesso acadêmico e a democratização de oportunidades. A expansão do ensino tornou-se uma urgente meta orientadora de decisivas ações governamentais. A consequente massificação agudizou, no espaço educativo das Instituições de Ensino Superior, as tensões e contradições, mas, também, as potencialidades para o desenvolvimento pessoal e as emancipações inerentes a esse contexto. Defendendo que a educação superior apresenta-se como fértil campo para a ação da Psicologia Escolar, apresenta-se, neste artigo, um modelo de atuação baseada em cinco eixos principais: 1) Mapeamento Institucional; 2) Escuta Psicológica; 3) Gestão de Políticas, Programas e Processos Educacionais; 4) Propostas Pedagógicas e Funcionamento de Cursos; 5) Perfil do Estudante. Essas reflexões e propostas para pesquisa e intervenção na área, fundamentadas pela Psicologia Histórico-cultural do desenvolvimento humano, enfatizam a mediação intencional do psicólogo no desenvolvimento dos atores educacionais. Como conclusão, destaca-se que a intervenção institucional e coletiva do psicólogo escolar deva estar voltada tanto à conscientização e ao empoderamento dos sujeitos, como às transformações sociais emancipadoras e ao sucesso acadêmico.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInovações em Psicologia Escolar : o contexto da educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeInnovations in School Psychology : the context of higher education-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordPrática institucionalpt_BR
dc.subject.keywordPsicologia escolarpt_BR
dc.rights.licenseEstudos de Psicologia (Campinas) - Todo o conteúdo do artigo, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2016000200199&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000200003pt_BR
dc.description.abstract1The higher education, both in Brazil and abroad, has been targeted by countless contemporary educational policies. Brazil's educational system has improved considerably over the past decade, causing institutional changes both in the political-pedagogical and in the academic scope, as well as in the students' profiles. The changes aim at the right to academic access and at the democratization of opportunities. The expansion of the education has become a top-priority compelling goal guiding decisive governmental actions. The subsequent massification in the educational scope of Higher Education Institutions has sharpened the tensions and contradictions, but it has also increased the potentialities for personal development and emancipation inherent to this context. Understanding that higher education is itself fertile ground for School Psychology to take action, this article presents an action plan based on five main axes: 1) Institutional Mapping; 2) Psychological Listening; 3) Policies, Programs and Educational and Processes Management; 4) Pedagogical Proposals and Course Scheme; 5) Student Profile. These considerations and proposals of research and intervention in this field, based on the Cultural-historical Psychology of human development, emphasize the psychologist's intentional mediation in the development of the educational actors. As a conclusion, we highlight that the institutional and collective intervention of the school psychologist should not only be turned toward the awareness and empowerment of the subjects, but also to the emancipating social changes and academic success.-
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