Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30143
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesempenhoAutorregulacaoCompetencias.pdf549,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_PerformanceSelf-regulationCompetencies.pdf533,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBendassolli, Pedro F.pt_BR
dc.contributor.authorBorges-Andrade, Jairo Eduardopt_BR
dc.contributor.authorGondim, Sonia Mariapt_BR
dc.contributor.authorMakhamed, Yasmin Makhamidpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:18:11Z-
dc.date.available2017-12-07T05:18:11Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationBENDASSOLLI, Pedro F. et al. Desempenho, autorregulação e competências de empreendedores de indústrias criativas brasileiras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne221, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500220&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne221. _____________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationBENDASSOLLI, Pedro F. et al. Performance, self-regulation, and competencies of entrepreneurs in Brazilian creative industries. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne221, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500220&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne221.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30143-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo foi testar o poder preditivo das competências empreendedoras sobre o desempenho de profissionais nas indústrias criativas. O desempenho foi mensurado com base na percepção dos empreendedores sobre indicadores de resultado do negócio (e.g., lucratividade) e sobre relacionamentos sociais e carreira (e.g., a imagem do negócio e os avanços na própria carreira). A mediação exercida pela autorregulação também foi testada. Participaram 295 profissionais das indústrias criativas brasileiras. Os dados foram analisados por meio de análises fatoriais e de análise de regressão multivariada. Os resultados indicam que as competências de estratégia e planejamento foram preditores da percepção de desempenho, tanto dos indicadores de resultado do negócio (R2 RF = 0,20) quanto dos relacionamentos sociais e de carreira (R2 RF = 0,24). Uma dimensão da autorregulação, automonitoramento, apresentou mediação parcial sobre a variável-critério (0,09 e 0,10, respectivamente, p<0.001). Os empreendedores do setor de música apresentaram escores significativamente mais elevados nas competências avaliadas. Implicações práticas dos resultados são discutidas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesempenho, autorregulação e competências de empreendedores de indústrias criativas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativePerformance, self-regulation, and competencies of entrepreneurs in Brazilian creative industries-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.keywordCompetênciaspt_BR
dc.subject.keywordAutorregulaçãopt_BR
dc.subject.keywordIndústrias criativaspt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500220&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne221pt_BR
dc.description.abstract1The prediction of entrepreneurial competencies on the perception of business performance by creative industries professionals was tested. Performance was measured based on the entrepreneurs’ perception concerning their satisfaction with the enterprise performance indicators (e.g., profitability) and their social relationships and career (e.g., the image of the enterprise and personal career advancement). Mediation of self-regulation was also tested. Participants were 295 professionals from the Brazilian creative industries. Data were analyzed using both the factor analysis and multivariate multiple linear regression. Strategy and Planning competencies were predictors of performance perception, regarding enterprise performance indicators (R2 FR = 0.20) and social relationship and career (R2 FR = 0.24). The self-monitoring dimension of self-regulation showed partial mediation (0.09 and 0.10, respectively, p<0.001). Entrepreneurs from the music industry had significantly higher scores. Practical implications of these results are discussed.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.