Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30139
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ IconicityComplexityHypnotic.pdf476,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_IconicidadeComplexidadeComunicacao.pdf506,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeubern, Maurício da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:18:10Z-
dc.date.available2017-12-07T05:18:10Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationNEUBERN, Maurício da Silva. Iconicidade e complexidade na comunicação hipnótica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217. ______________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationNEUBERN, Maurício da Silva. Iconicity and complexity in hypnotic communication. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne217, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 27, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30139-
dc.description.abstractO presente trabalho busca promover uma aproximação teórica entre a inconicidade, capacidade dos signos de transmitirem qualidades de um objeto, e uma perspectiva complexa da comunicação hipnótica. Essa discussão é desenvolvida em torno de três tópicos principais. O primeiro é a heterogeneidade semiótica dos processos comunicacionais da hipnose; o segundo consiste numa articulação entre o individual e o coletivo; e o terceiro, nas relações entre a noção de ethos e sentimento. O trabalho é concluído destacando que, malgrado as dificuldades conceituais, as relações entre iconicidade e complexidade proporcionam grandes contribuições no que diz respeito a temas importantes da comunicação hipnótica, como a subjetividade, a experiência do terapeuta, a pesquisa e o pertencimento.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIconicidade e complexidade na comunicação hipnóticapt_BR
dc.title.alternativeIconicity and complexity in hypnotic communication-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordIconicidadept_BR
dc.subject.keywordHipnotismopt_BR
dc.subject.keywordComplexidadept_BR
dc.subject.keywordSemióticapt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500216&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne217pt_BR
dc.description.abstract1The present paper proposes a theoretical approximation between iconicity, which is the signs’ ability to transmit the resemblance with objects, and a complex perspective of hypnotic communication. The discussion is developed based on three main topics. The first is that of semiotic heterogeneity of communicative processes of hypnosis; the second consists of an articulation between the individual and the collective; and third, in the relation between the notions of ethos and sentiment. The paper concludes that in spite of conceptual difficulties the relationship between iconicity and complexity propitiate great contributions regarding important themes in hypnotic communication, such as subjectivity, the therapist’s experience, research, and belonging.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.