Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30131
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CompreensaoContosLeitura.pdf762,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_ComprehensionStoriesDialogic.pdf748,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa
Outros títulos: Comprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions
Autor(es): Medeiros, Fabio Hernandez de
Flores, Eileen Pfeiffer
Assunto: Leitura
Compreensão na leitura
Comportamento - avaliação
Data de publicação: 2016
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26. ________________________________________________________________________________________________________________________________________
MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Comprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26.
Resumo: Investigou-se o efeito da leitura dialógica - leitura em voz alta intercalada com perguntas e feedback baseados em dimensões temáticas (funções) da narrativa - sobre a compreensão de contos dos Irmãos Grimm. Vinte e dois contos foram lidos individualmente a três crianças, sendo duas com oito anos de idade e uma com treze, de forma simples (sem intervenções adicionais) e dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão foi avaliada por meio da porcentagem de eventos do enredo e funções da narrativa verbalizadas em tarefas de reconto. A correspondência entre as histórias e os recontos foi superior na condição Leitura Dialógica, especialmente para funções narrativas. Discute-se o papel das perguntas, do reforçamento diferencial e do texto nos efeitos encontrados.
Abstract: We investigated the effects of dialogic reading - reading aloud interspersed with questions and feedback based on narrative thematic dimensions (functions) - on the comprehension of brother Grimm’s tales. Twenty-two tales were read individually to three children (aged 8, 8 and 13 years), in a baseline condition (Straight reading) and intervention (Dialogic reading), using multiple baseline design across participants. Comprehension was assessed through percentage of story events and narrative functions verbalized during retelling tasks. Correspondence between tales and retelling was higher under the Dialogic Reading condition, especially for narrative functions. The role of questions, differential reinforcement and text are discussed.
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.