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dc.contributor.authorPrestes, Marta Regueira Diaspt_BR
dc.contributor.authorFeitosa, Maria Angela Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:17:48Z-
dc.date.available2017-12-07T05:17:48Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationPRESTES, Marta Regueira Dias; FEITOSA, Maria Angela Guimarães. Teorias da dislexia: sustentação com base nas alterações perceptuais auditivas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne24, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500205&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne24. ________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationPRESTES, Marta Regueira Dias; FEITOSA, Maria Angela Guimarães. Theories of dyslexia: support by changes in auditory perception. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne24, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500205&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne24.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30129-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo examinar teorias contemporâneas da dislexia, com base nos achados sobre as alterações no processamento auditivo e na percepção de fala em disléxicos. A sustentação das teorias fonológica, alofônica e do déficit auditivo é discutida a partir dos achados sobre essas alterações perceptuais. É proposto um novo modelo teórico, segundo o qual a dislexia é um distúrbio multifatorial, com uma gama de sintomas comportamentais associados. O déficit apresentado pelos disléxicos é em parte linguístico, como enunciado na teoria fonológica, e em parte causado pela alteração perceptual auditiva, como prevê a teoria do déficit auditivo. Ambos os fatores interagem e são indissociáveis na explicação da sintomatologia observada no transtorno de leitura e escrita.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTeorias da dislexia : sustentação com base nas alterações perceptuais auditivaspt_BR
dc.title.alternativeTheories of dyslexia : support by changes in auditory perception-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDislexiapt_BR
dc.subject.keywordProcessamento auditivopt_BR
dc.subject.keywordPercepção da falapt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500205&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne24pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to examine contemporary theories on dyslexia, based on findings related to changes in auditory processing and speech perception found in dyslexics. The support for the phonological, allophonic and auditory deficit theories of dyslexia is discussed based on findings related to these changes in auditory perception. A new theoretical model is proposed, according to which dyslexia is a multifactorial-based deficit, with a gamut of associated behavioral symptoms. The deficit presented by dyslexics is partially linguistic, as advocated by the phonological theory, and partially auditory, as advocated by the theory of auditory deficit. Both factors interact and are inseparable in accounting for the symptomatology observed in reading and writing disorders.-
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