Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29882
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AumentoQuantidadeAlunos.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aumento na quantidade de alunos em disciplinas básicas : como obter vantagens dessa realidade universitária
Outros títulos: Increasing the number of students in university basic courses : how to take advantage of this situation
Autor(es): Mello, Bernardo A.
Assunto: Avaliação
Informática educativa
Data de publicação: Jul-2015
Editora: Sociedade Brasileira de Física
Referência: MELLO, Bernardo A. Aumento na quantidade de alunos em disciplinas básicas: como obter vantagens dessa realidade universitária. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 3503-1-3503-9, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000300503&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173731864.
Resumo: A queda na qualidade de ensino é muitas vezes considerada uma consequência inevitável do aumento no número de alunos atendidos por uma disciplina universitária. No entanto, unificar a avaliação e outros elementos envolvidos com as disciplinas pode trazer ganhos em vários níveis do processo pedagógico. Para tratar desse assunto, esse artigo divide-se em duas partes: a primeira discute a implementação da unificação das disciplinas de Física-1 e Física-2, e a segunda analisa, estatisticamente, os resultados obtidos. São apresentadas técnicas que podem ser utilizadas para lidar com um grande número de alunos de maneira satisfatória, a maior parte delas baseadas no uso de ferramentas computacionais, adotadas no Instituto de Física da Universidade de Brasília para melhorar a formação dos alunos e a utilização dos recursos humanos. É apresentada a demanda de trabalho envolvida na unificação, permitindo avaliar a sua viabilidade em outras instituições. Diversas análises são realizadas a partir dos dados dos alunos da unificação, para determinar como a taxa de abandono e o desempenho dos alunos depende do professor, do comprometimento dos alunos com a disciplina, da existência de uma prova final e da formação pregressa do aluno. Ao final, fica demonstrado que o aumento na quantidade de alunos, aliado à adoção de práticas pedagógica unificadas, pode trazer benefícios ao processo como um todo.
Abstract: The decline in the quality of education is often considered an inevitable consequence of increasing the number of students of the university courses. However, the unification of assessments and other changes in the courses can bring gains at various levels of the educational process. In order to address this issue, this article is divided into two parts: the first part discusses the implementation of the unification of the disciplines of Physics 1 and Physics 2, and the second part is a statistical analysis of results. Techniques are presented that can be used to satisfactorily handle a large number of students. Most of them are based on computational tools, and were used at the Physics Institute at the University of Brasilia to improve the training of students and the use of human resources. It is discussed the effort to propose this unification in other institutions. Several analyzes are performed from the data of students, in order to determine how the dropout rate and student performance depends on the teacher, on the commitment of students with the course, on the existence of a final exam, and on the educational background of the students. Finally, it is shown that the increase in the number of students, coupled with the adoption of unified pedagogical practices, can bring benefits to the whole educational process.
Licença: Revista Brasileira de Ensino de Física - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited (CC B 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172015000300503&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173731864
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.