Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Nogueira, Ronaldo Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Odelius, Catarina Cecília | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:13:53Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:13:53Z | - |
dc.date.issued | 2015-01 | pt_BR |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Ronaldo Alves; ODELIUS, Catarina Cecília. Desafios da pesquisa em aprendizagem organizacional. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 83-102, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512015000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395112602. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29876 | - |
dc.description.abstract | Esta revisão de literatura sobre aprendizagem organizacional aponta cinco principais desafios enfrentados por pesquisadores desse campo. Os desafios identificados foram de caráter teórico, conceitual e metodológico e merecem atenção especial no momento de planejamento de projetos de pesquisa nessa área. A primeira constatação do levantamento bibliográfico é que inexiste uma teoria da aprendizagem organizacional e, portanto, os pesquisadores enfrentam o desafio de erigir teoria relativa a esse fenômeno complexo e multifacetado. Já o segundo desafio refere-se à análise multinível de um processo que ocorre em nível individual e transcende o grupo, a organização e outras organizações, exigindo um modelo de análise adequado. O tema vem sendo estudado por diversas disciplinas sob perspectivas distintas, representando a terceira constatação da pesquisa e o desafio de construir pontes interdisciplinares para o desenvolvimento de uma teoria abrangente e útil em diversos campos da ciência. Esse desafio se torna ainda mais complexo diante da constatação da multiplicidade de conceitos e construtos de pesquisa relacionados diretamente com o mesmo processo de geração e operação de conhecimento para adaptação e performance organizacional. Por fim, o quinto desafio refere-se às metodologias de pesquisa sobre aprendizagem organizacional, com possibilidades pouco exploradas e uma hegemonia dos instrumentos de percepção individual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desafios da pesquisa em aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges of organizational learning research | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelos de aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | Cadernos EBAPE.BR - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512015000100006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 mar. 2018. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1679-395112602 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This literature review on organizational learning points out five main challenges faced by researchers from this field. The challenges identified had a theoretical, conceptual, and methodological nature and they deserve a special attention at the time of planning research projects in this area. The first finding of the bibliographical survey is that there is not a theory of organizational learning and, therefore, researchers face the challenge of building theory related to this complex and multifaceted phenomenon. In turn, the second challenge refers to multilevel analysis of a process that takes place at the individual level and goes beyond the group, the organization, and other organizations, requiring a suitable analytical model. The theme has been studied by several disciplines from different perspectives, representing the third research finding and the challenge of building interdisciplinary bridges to develop a comprehensive and useful theory in various fields of science. This challenge becomes even more complex given the verification of the multiplicity of research concepts and constructs directly related to the same processes of generating and operating knowledge for organizational adaptation and performance. Finally, the fifth challenge refers to research methodologies on organizational learning, with barely explored possibilities and hegemony of instruments of individual perception. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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