Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29837
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LinguagemOralAdolescentes.pdf510,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_OralLanguageHearing.pdf494,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos : avaliação fonoaudiológica e relato dos professores
Outros títulos: Oral language of hearing impaired adolescents : phonoaudiological evaluation and teachers report
Autor(es): Melo, Edinizis Belusi de
Monteiro, Thaís Regina
Garcia, Vera Lúcia
Assunto: Surdez
Adolescentes
Linguagem
Data de publicação: Jul-2015
Editora: ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
Referência: MELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos: avaliação fonoaudiológica e relato dos professores. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MELO, Edinizis Belusi de; MONTEIRO, Thaís Regina; GARCIA, Vera Lúcia. Oral language of hearing impaired adolescents: phonoaudiological evaluation and teachers report. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1288-1301, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614.
Resumo: Objetivo: caracterizar a linguagem de adolescentes deficientes auditivos oralizados que frequentam a escola regular, assim como a percepção do professor a respeito da comunicação desses alunos. Métodos: amostras de fala espontânea de adolescentes portadores de perda auditiva pré-linguística de grau severo ou profundo e entrevista com os professores. Resultados: as maiores dificuldades apresentadas pelos indivíduos na avaliação fonoaudiológica foram em relação à linguagem abstrata e à inteligibilidade de fala; no relato dos professores foram em relação à argumentação em avaliações escritas e à conversação com mais de um interlocutor. Conclusão: apesar do grau de perda auditiva apresentado pelos indivíduos, observou-se um bom desempenho destes quanto à comunicação, sendo esta efetiva em sua vida diária e escolar.
Abstract: Purpose: to characterize the language of oralized hearing impaired adolescents attending regular school, as well as the perception of the teacher about this student's communication. Methods: sample of spontaneous speech of adolescents with pre-linguistic severe to profound hearing loss and interview with their teachers. Results: the main difficulties presented by individuals in clinical assessment were concerning to the abstract language and speech intelligibility; teacher reports were in relation to argumentation in written tests and conversation with more than one person. Conclusion: despite the hearing loss that such individuals present, they have obtained a good and effective communication performance.
Licença: Revista CEFAC - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401288&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 3 abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201517421614
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.