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Título: Processos de mudanças discursivas : do contexto social ao eixo familia
Autor(es): Fontenele, Eliane Coimbra Castelo Branco Vasconcelos
Orientador(es): Silva, Denize Elena Garcia da
Assunto: Discurso
Pais e adolescentes
Análise do discurso
Família
Linguística
Data de publicação: 2007
Referência: FONTENELE, Eliane Coimbra Castelo Branco Vasconcelos. Processos de mudanças discursivas: do contexto social ao eixo familia. 2007. 165, 41 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa (descritiva e interpretativa), tem como finalidade investigar, à luz da Análise de Discurso Crítica (ADC), o discurso sobre “família”, na perspectiva de adolescentes de classe média, bem como a partir de documento oficial publicado no Brasil. Os dados empíricos analisados foram levantados segundo os moldes etnográficos e envolvem quinze entrevistas-narrativas com adolescentes de uma escola confessional de classe média no Distrito Federal, enquanto a análise documental realizada ancora-se em artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). O arcabouço teórico-metodológico ancora-se na ADC, de modo específico na proposta de Fairclough (2001, 2003), que sugere uma concepção de discurso como prática social. A análise dos dados, voltada para a transitividade da língua, apóia-se também na proposta de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004), que fundamenta a Lingüística Sistêmico-Funcional. O estudo cuidadoso dos processos de transitividade, aliado ao enfoque do tema “família”, permite confirmar que a linguagem é uma maneira de significar o mundo e de agir sobre o mundo e sobre o outro. Os resultados obtidos na pesquisa significam uma contribuição para alertar a sociedade quanto ao prejuízo muitas vezes sofrido por adolescentes de classe média, em suas construções identitárias, quando crescem em lares desestruturados do ponto de vista familiar, afetivo e moral, além de conviverem com os conflitos próprios de uma idade de transição. O estudo apresentado abre um espaço, sobretudo, para que se possa repensar a importância do núcleo familiar, uma vez que traz à tona a maneira como os adolescentes representam e interpretam o mundo que os rodeia. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research, of qualitative nature (descriptive and interpretative), aims at investigating, according to the Critical Discourse Analysis (CDA) perspective, the discourse about “family”, from middle class teenagers' point of view, as well as based on the official documents published in Brazil. The empiric data were collected in accordance with ethnographic molds and involves fifteen narratives-interviews with middle class teenagers from Distrito Federal (Brazil), while the documental analysis is anchored in the articles of the Child and the Teenager Statute (Law 8.069/90). The theoretical-methodological framework has its support on the CDA theory, especially on Fairclough's proposal (2001, 2003), which faces the discourse as a social practice. The data analysis, directed at language transitivity, also points at other proposals, such as those from Halliday (1994) and Halliday and Matthiessen (2004), theorists of the Systemic-Functional Linguistic. The meticulous study of the transitivity process, within the theme of the present work, which concerns `family', states that the language process is a way of giving meaning to the world, of acting to change the world and the people in it. The results from this research are an alert to society, in relation to the damage suffered by teenagers who come from broken families and express their fellings and thoughts through identity linguistic constructions. This study reinitiates the discussion about the importance of the family structure in teenagers' lives, teenagers who cannot dissociate the way they badly speak from the way they badly live.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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