Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29797
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliacaoEducacionalAbordagem.pdf473,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Claisy Maria Marinhopt_BR
dc.contributor.authorRabelo, Mauro Luizpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:13:17Z-
dc.date.available2017-12-07T05:13:17Z-
dc.date.issued2015-07pt_BR
dc.identifier.citationMARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; RABELO, Mauro Luiz. Avaliação educacional: a abordagem por competências. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 20, n. 2, p. 443-466, jul. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200443&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.590/S1414-40772015000200009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29797-
dc.description.abstractNeste artigo, discutem-se os referenciais utilizados na compreensão do conceito de competência, com o objetivo de clarificar e ampliar sua abrangência. No âmbito educacional, a avaliação é um processo amplo, complexo, que ultrapassa sobremaneira o nível do indivíduo, com desdobramentos coletivos e institucionais. Com características e finalidades educativas e pedagógicas, o processo vai muito além do estabelecimento de indicadores de classificação meritocrática de estudantes, cursos e instituições, devendo ocupar-se da investigação acerca da formação humana e da construção da cidadania, considerando questões subjetivas e contextuais. O processo de avaliação deve ter caráter formativo e de desenvolvimento, de modo a influenciar a reconfiguração de contextos, condições sociais e propostas pedagógicas, para que esses se constituam em opções mais favoráveis à construção das competências necessárias ao perfil que se deseja formar. Na última década, estudos, pesquisas e políticas educacionais têm utilizado a avaliação de competências como orientação para elaboração de instrumentos, bem como para processos de monitoramento da qualidade da educação e da formação profissional. Sinalizando, desse modo, os desafios das propostas que envolvem estudos da dinâmica do processo de desenvolvimento de competências e de sua avaliação, discute-se também, neste artigo, a matriz de competências como opção teórico-metodológica para fundamentar procedimentos em avaliação e oportunizar indicadores, ações e estratégias que promovam escolhas mais favoráveis à formação educacional e profissional com base em competências, levando em consideração um contexto mais global.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPublicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação educacional : a abordagem por competênciaspt_BR
dc.title.alternativeEducational evaluation : a competence-based approach-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCompetênciaspt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.rights.licenseAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) - Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional não comercial, a qual permite o uso não comercial, distribuição e reprodução por qualquer meio desde que o original seja apropriadamente citado. This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772015000200443&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.590/S1414-40772015000200009pt_BR
dc.description.abstract1In this article, we discuss the references used in the understanding of the concept of competences, in order to clarify and broaden its range. In the educational field, evaluation is a wide and complex process that greatly exceeds the level of the individual, with both collective and institutional consequences. The process goes far beyond the meritocratic classification of students, programs and institutions and should concern the investigation of human development and the construction of citizenship, considering subjective and contextual issues. The characteristics of the evaluation process should be formative and developmental, aiming to influence the reconfiguration of contexts, social conditions and pedagogical proposals, in order to create more favorable options for the construction of the necessary competences for the profile that one wants to build. Over the past decade, studies, researches and educational policies have used the competence assessment as a guide to design instruments, as well as to monitor the quality of the educational and professional processes. Thus, considering the challenges of the proposals that involve studies of the dynamic process of competence development and its evaluation, this article also discusses the competency matrix as a theoretical and methodological option to consolidate evaluation procedures. The matrix aims to provide indicators, strategies and actions that promote more favorable choices for the educational and professional-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.