Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29721
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ProcessosComunicacionaisPolitica.pdf359,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância
Outros títulos: The communicational processes in policies of distance teacher training
Autor(es): Schneider, Magalis Bésser Dorneles
Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Professores - formação
Ensino a distância
Data de publicação: Jan-2015
Editora: Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Referência: SCHNEIDER, Magalis Bésser Dorneles; MORAES, Raquel de Almeida. Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p. 307-321, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000100307&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39421.
Resumo: O artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre os processos comunicacionais na Política de Formação de Professores a distância na perspectiva dialógica, tomando como base empírica o curso de Pedagogia de um polo da Universidade Aberta do Brasil. O objetivo que norteou a pesquisa foi analisar o tipo de comunicação entre tutor e alunos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem dialética. Os resultados apontaram para a negação da comunicação como diálogo construtivo, crítico e emancipador. O discurso explícito foi o da contra-hegemonia capitalista, porém as práticas analisadas foram ideológicas, de falsa consciência, não expressando a superação da alienação. Como conclusão, pontua-se que a possibilidade de ocorrer uma comunicação emancipadora nos cursos de formação de professores somente será possível a partir de uma política de formação que articule teoria e prática, discurso e realidade numa construção coletiva do sentido da práxis que transforme e supere a hegemonia tecnicista, de gerenciamento e da massificação.
Abstract: The article presents the results of a research on communication processes in the Teacher Education Policy in the distance dialogical perspective, taking as an empirical basis the pedagogy course from a pole of the Open University of Brazil. The goal that guided the research was to analyze the type of communication between teacher/tutor and students. The methodology was based on the materialist dialectics and the delineation adopted was a case study. The results pointed to the denial of communication as constructive, critical and emancipatory dialogue. This open speech was against the capitalist counter-hegemony, but the analyzed practices were ideological, of false consciousness, not expressing the overcoming of alienation. As a conclusion, we point out that the occurrence possibility of an emancipatory communication in teacher training courses will only be viable through a formation policy that articulates theory and practice, discourse and reality in a collective construction of praxis meaning which transforms and overcomes the technicist hegemony, management and massification.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença: Educar em Revista - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000100307&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39421
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.