Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/2968
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_AndreadeSouzaLobo.PDF1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tão longe, tão perto : organização familiar e emigração feminina na Ilha da Boa Vista Cabo Verde
Autor(es): Lobo, Andréa de Souza
Orientador(es): Trajano Filho, Wilson
Assunto: Mulheres - comportamento
Organização familiar
Emigração
Cabo Verde (País)
Família
Data de publicação: 6-Jan-2010
Referência: LOBO, Andréa de Souza. Tão longe, tão perto: organização familiar e emigração feminina na Ilha da Boa Vista Cabo Verde. 2007. 266 f. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: A organização familiar da Boa Vista guarda especificidades interessantes no que concerne à posição da mulher e do homem na esfera doméstica, das relações entre gerações, das relações de vizinhança e de consangüinidade. Além disso, a emigração feminina faz parte do contexto desta ilha do arquipélago de Cabo Verde trazendo desafios para manutenção e reprodução dos laços familiares nas chamadas "famílias espalhadas". Este é um estudo que tem como objetivo a compreensão desta sociedade crioula tomando estes dois aspectos fundamentais, a organização familiar no contexto da emigração feminina. Temas centrais da antropologia são tratados em profundidade, tais como a conjugalidade, consangüinidade, relações geracionais, a lógica interna de um sistema cultural e a emigração. _______________________________________________________________________________
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.