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ARTIGO_CriatividadeEnsinoFundamental.pdf651 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlencar, Eunice M. L. Soriano dept_BR
dc.contributor.authorFleith, Denise de Souzapt_BR
dc.contributor.authorBoruchovitch, Evelypt_BR
dc.contributor.authorBorges, Clarissa Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:11:52Z-
dc.date.available2017-12-07T05:11:52Z-
dc.date.issued2015-01pt_BR
dc.identifier.citationALENCAR, Eunice M. L. Soriano de et al. Criatividade no ensino fundamental: fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 31, n. 1, p. 105-114, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100105&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29611-
dc.description.abstractEste estudo investigou a percepção de gestores de instituições de ensino fundamental sobre fatores que dificultam o professor promover o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que poderiam utilizar para apoiar o professor na promoção da criatividade em sala de aula. Participaram 118 gestores de escolas públicas e particulares, os quais responderam a uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Fatores inibidores mais apontados foram: desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas que poderiam ser utilizadas para propiciar o desenvolvimento da criatividade dos alunos e falta de entusiasmo pela atividade docente. Orientação, apoio e incentivo ao docente foi o procedimento mais apontado pelos gestores para auxiliar o professor a desenvolver a criatividade de seus alunos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCriatividade no ensino fundamental : fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionaispt_BR
dc.title.alternativeCreativity in elementary school : inhibiting and facilitating factors according to school principals-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.subject.keywordGestão educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114pt_BR
dc.description.abstract1This study investigated the perception of school principals regarding factors that hamper teachers to promote the development of student’s creativity and strategies that the school principal could use to support teachers in the promotion of creativity in the classroom. The participants were 118 school principals from public and private schools, who completed a checklist of obstacles to creativity in the classroom and four open questions. The most frequent obstacles pointed out were teachers’ lack of knowledge of pedagogical practices to favor the development of students’ creativity and teacher's lack of enthusiasm. Guidance, support and incentive to teachers were the most frequently pointed out procedures to assist the teacher in fostering the creativity of their students.-
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