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ARTIGO_ReencantamentoPsicologiaBusca.pdf242 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSawaia, Bader Burihanpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Daniele Nunes Henriquept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:11:47Z-
dc.date.available2017-12-07T05:11:47Z-
dc.date.issued2015-12pt_BR
dc.identifier.citationSAWAIA, Bader Burihan; SILVA, Daniele Nunes Henrique. Pelo reencantamento da Psicologia: em busca da positividade epistemológica da imaginação e da emoção no desenvolvimento humano. Cadernos CEDES, Campinas, v. 35, n. spe, p. 343-360, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000400343&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622015V35ESPECIAL154115.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29586-
dc.description.abstractA entrada do homem na história é uma das questões centrais das Ciências Humanas. O presente texto reflete sobre a contribuição de Angel Pino para evitar interpretações reducionistas dessa questão, destacando a sua proposição de que essa passagem se dá pela imaginação, sendo ela inseparável da emoção, o que explica a singularidade e a criação humana apesar da determinação social. Para demonstrar essas ideias, Pino tornou-se um garimpeiro da obra de Vigotski, aprofundando três conceitos basilares: conversão, função e drama; que abarcam a totalidade e o movimento dialético da passagem da natureza para a sociedade e são fundamentais para compreensão da produção imaginária, conforme ele defendia. Para ajudar nossa análise, recorremos às concepções de imagem, imaginação e emoção de Espinosa, seu filosofo predileto. Procuramos demonstrar que esses conceitos permitiram a Pino reencantar o processo de desenvolvimento do humano, recuperando o que lhe fora retirado: a estética e a liberdade.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePelo reencantamento da Psicologia : em busca da positividade epistemológica da imaginação e da emoção no desenvolvimento humanopt_BR
dc.title.alternativeFor the re-enchantment of Psychology : in search of the epistemological positivity of imagination and emotion in human development-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.keywordDramapt_BR
dc.subject.keywordImaginaçãopt_BR
dc.subject.keywordEmoçõespt_BR
dc.rights.licenseCadernos CEDES - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000400343&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 abr. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622015V35ESPECIAL154115pt_BR
dc.description.abstract1The entrance of man in History is one of the central issues of the Humanities. This paper reflects on Angel Pino's contribution to avoid reductionist interpretations of this matter, highlighting his proposition that this passage is made possible by imagination, a process inseparable from emotion, which explains the uniqueness of human creation despite social determination. To demonstrate these ideas, Pino became an explorer of Vygotsky's work, profoundly studying three basic concepts: conversion, function and drama, which cover the totality and the dialectical movement of the passage from nature to society and are the key to understand imaginary production, as he advocated. To help in our analysis, we bring to the discussion the concepts of image, imagination and emotion in Espinosa, Vygotsky's favorite philosopher. We argue that these concepts allowed Pino to re-enchant the process of development of man, recovering what had been taken from him: aesthetics and freedom.-
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