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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaluf, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorGarrafa, Volneipt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:11:43Z-
dc.date.available2017-12-07T05:11:43Z-
dc.date.issued2015-07pt_BR
dc.identifier.citationMALUF, Fabiano; GARRAFA, Volnei. O core curriculum da UNESCO como base para formação em bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p. 456-462, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300456&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 7 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e00832015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29569-
dc.description.abstractA revolução biotecnológica das últimas décadas teve como resultado o desenvolvimento de um poder quase sem limites sobre a vida humana. Tal contexto exige do profissional uma visão globalizada dos problemas éticos e sociais da era contemporânea, alicerçada em sólidas bases filosóficas e legais. Este contexto torna necessária a promoção de novas competências e habilidades relacionadas à vida profissional. Neste sentido, o ensino da Bioética desponta como uma possibilidade de inovação curricular alternativa ao tradicional modelo prescritivo e normativo. Este artigo relata a experiência da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília com a utilização do Core Curriculum proposto pela Unesco como instrumento didático-pedagógico adequado ao ensino da Bioética. Entre os dilemas pedagógicos enfrentados pela Bioética como disciplina encontram-se: a construção de seus conteúdos, sua estruturação, as concepções teóricas a serem seguidas e seus objetivos. A contextualização e o aperfeiçoamento da estratégia proposta pelo Core Curriculum podem significar importantes instrumentos facilitadores para docentes que buscam organizar práticas didático-pedagógicas inovadoras em Bioética com o intuito de proporcionar resultados efetivos na formação de seus estudantes.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO core curriculum da UNESCO como base para formação em bioéticapt_BR
dc.title.alternativeThe UNESCO core curriculum as a basis for training in bioethics-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordBioéticapt_BR
dc.subject.keywordEducação médicapt_BR
dc.subject.keywordCurrículospt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Educação Médica - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300456&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 maio 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e00832015pt_BR
dc.description.abstract1The biotechnological revolution of recent decades has resulted in the development of an almost unlimited power over human life. This context requires the professional to have a global vision on the ethical and social problems of the contemporary era, based on sound philosophical and legal bases. This leads to the necessity of promoting new skills and expertise related to professional life. The teaching of bioethics has therefore emerged as a possible curriculum innovation; an alternative to the traditional prescriptive and normative model. This article aims to describe the experience of the UNESCO Chair in Bioethics at the University of Brasilia using the Core Curriculum proposed by UNESCO as a teaching-learning tool suitable for teaching bioethics. The pedagogical dilemmas faced by bioethics as a discipline include: the construction of its own content, structure, theoretical concepts to be followed, and its own goals. Contextualizing and improving the strategy proposed by the Core Curriculum could represent the development of important facilitating instruments for teachers seeking to organize innovative educational practices in bioethics in order to provide effective results in student training.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeDepartamento de Saúde Coletiva (FS DSC)-
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