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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Carlos Henriquept_BR
dc.contributor.authorMartins, Francisco Giusepe Donatopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Francisco Gildemir Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:09:23Z-
dc.date.available2017-12-07T05:09:23Z-
dc.date.issued2014-01pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Carlos Henrique; MARTINS, Francisco Giusepe Donato; SILVA, Francisco Gildemir Ferreira da. Modelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativas. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 8, n. 1, p. 95-108, jan. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 14 maio 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312014000100005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29487-
dc.description.abstractAs tarifas portuárias brasileiras são ainda hoje construídas de forma ad hoc. Sem um modelo teórico de tarifação cede-se lugar, inclusive, para abusos econômicos de exercício de poder de mercado e dificulta o papel das autoridades, especialmente, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para atuar sobre os portos organizados, particularmente na promoção de estudos aplicados às definições de tarifas e preços, em confronto com os custos e os benefícios econômicos transferidos aos usuários pelos investimentos realizados. Este artigo propõe um modelo teórico padrão de formação de tarifas portuárias. O modelo proposto tem fundamentos de contabilidade de custos, contabilidade gerencial e finanças corporativas. O modelo é de fácil entendimento e aplicação, desde que os portos possuam sistemas integrados de custeamento, de contabilidade gerencial e de estatística; sistemas do tipo ERP (Enterprise Resource Planning). Com o modelo os custos totais do porto são parcialmente cobertos, inclusive investimentos. O modelo é compatível com a obtenção de lucros.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Planejamento dos Transportespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelo teórico de tarifa portuária baseado na contabilidade de custos e gerencial e nas finanças corporativaspt_BR
dc.title.alternativeTheoretical model for port tariff based on cost and managerial accounting and corporate finance-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPortos - aspectos econômicospt_BR
dc.subject.keywordContabilidade de custopt_BR
dc.subject.keywordLucratividadept_BR
dc.rights.licenseJournal of Transport Literature - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 maio 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312014000100005pt_BR
dc.description.abstract1The Brazilian portuary tariffs are still built on ad hoc base. As such, the work of the regulatory agency (Agência Nacional de Transportes Aquaviários, ANTAQ) becomes hard and, for instance, it is thorny to carry out a solid investment analysis. This paper suggests a theoretical model for portuary tariff determination. The model is grounded mainly on tenets of cost and management accounting and of corporate finance. We have assumed that the port has ERP (Enterprise Resource Planning) and statistics systems. The proposed model generates income over total costs. Hence, it is in row with the profitable port argument.-
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