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dc.contributor.authorSanz, Cláudia Linharespt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:09:12Z-
dc.date.available2017-12-07T05:09:12Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationSANZ, Cláudia Linhares. Entre o tempo perdido e o instante: cronofotografia, ciência e temporalidade moderna. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 9, n. 2, p. 443-462, ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-81222014000200011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 out. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29434-
dc.description.abstractQuando a temporalização da história e da percepção põe em movimento um presente cada vez mais efêmero e contingente, a categoria do instante adquire lugar relevante no cenário epistemológico moderno. Surge, na segunda metade do século XIX, verdadeiro arsenal cronométrico que se articula ao imperativo de estruturar o tempo, dentro e fora do corpo, em substâncias idênticas, eminentemente divisíveis e estimáveis, opondo-se à hipótese filosófica e fenomenológica de que o tempo, por excelência, seria um contínuo indivisível. Trata-se de uma disputa pela imagem do tempo e, portanto, por sua natureza e seu sentido - dilema que envolve o mapeamento e o 'imageamento' por meio das novas tecnologias da imagem, tendo no microinstante um conceito-chave e na fotografia instantânea uma engrenagem fundamental. Presente como problemática na formulação de campos de saber variados, a fotografia participa não apenas de uma cronometria generalizada, mas também da problematização dessa fragmentação temporal, crítica que instaura novas percepções e relativizações acerca do tempo. Nesse sentido, perpassando as experiências fotográficas no âmbito científico de Jules Janssen e Étienne-Jules Marey, confrontando-as e levando-as a dialogar com os debates filosóficos, científicos e artísticos, o artigo pretende problematizar a profunda relação entre fotografia e experiência moderna do tempo.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherMCTI/Museu Paraense Emílio Goeldipt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre o tempo perdido e o instante : cronofotografia, ciência e temporalidade modernapt_BR
dc.title.alternativeBetween the lost time and the instant : chronophotography, science, and modern temporality-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTempo - mediçãopt_BR
dc.subject.keywordInstantept_BR
dc.subject.keywordCronofotografiapt_BR
dc.subject.keywordFotografia - históriapt_BR
dc.rights.licenseBoletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222014000200011&lng=pt&tlng=pt . Acesso em: 16 out. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/1981-81222014000200011pt_BR
dc.description.abstract1When the timing of history and perception sets in motion an increasingly transient and contingent present, the category of the instant takes a relevant place in the modern epistemological scenario. In the second half of the 19th century emerged a veritable chronometric arsenal that coordinates with the imperative of structuring time, within and outside the body, in identical substances, eminently divisible and estimable, in opposition to the philosophical and phenomenological hypothesis that time, par excellence, would be an indivisible continuum. This is a dispute for the image of time and, therefore, for its nature and meaning; a dilemma involving mapping and 'imaging' using the new image technologies, where the microinstant is a key concept and the instantaneous photography a fundamental driving force. As a problem in the formulation of various fields of knowledge, the photography is not only a part of generalized chronometry but also creates problems for this time fragmentation, a criticism that installs new perceptions and relativizations about time. Therefore, this article intends to unravel the scientific photographic experiences of Jules Janssen and Étienne-Jules Marey, confront them, and use them to interact with philosophical, scientific, and artistic debates in order to question the profound relationship between photography and the modern experience of time.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
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