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Título: Os novos rumos dos estudos sociais de ciência e tecnologia; continuidade e ruptura na teoria social : implicações para o Brasil e a América Latina
Outros títulos: The new paths in the social studies of science and technology continuity and rupture in social theory : implications for Brazil and Latin America
Autor(es): Trigueiro, Michelangelo Giotto Santoro
Assunto: Ciência - aspectos sociais
Tecnologia - aspectos sociais
Construtivismo
Controvérsias científicas
Data de publicação: 2014
Editora: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS
Referência: TRIGUEIRO, Michelangelo Giotto Santoro. Os novos rumos dos estudos sociais de ciência e tecnologia; continuidade e ruptura na teoria social: implicações para o Brasil e a América Latina. Sociologias, Porto Alegre, v. 16, n. 37, p. 24-41, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/15174522-016003702. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222014000300024&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 out. 2019.
Resumo: O artigo procura fazer uma discussão geral a respeito da trajetória dos estudos sociais da ciência e da tecnologia, focalizando, em rápidas passadas, o debate seminal na sociologia da ciência, e os atuais questionamentos, notadamente aqueles trazidos pelo chamado construtivismo. Procura-se argumentar em favor da necessidade de se ampliar a discussão acerca do conteúdo cognitivo no encerramento das controvérsias científicas, muitas vezes negligenciado em algumas abordagens construtivistas. Isso sem negar a importância de tais abordagens na explicitação do conteúdo social presente na ciência e na tecnologia. Conclui-se, levantando alguns pontos para um aprofundamento das implicações de tais reflexões sobre os estudos sociais da ciência e da tecnologia para o contexto da sociedade brasileira e de demais países da América Latina.
Abstract: This paper makes a general discussion on the trajectory of social studies of science and technology, presenting the seminal debate in the sociology of science and the current questions put in this field, especially those brought by the so-called constructivism. We argue for the need to extend the debate about the cognitive content in the closure of scientific controversies, a content often overlooked in some constructivist approaches. This, however, does not mean to deny the importance of such approaches for exposing the social content involved in science and technology. We conclude by suggesting some topics worth to deepen regarding the implications of such reflections for the context of Brazilian society and other Latin American countries.
Licença: Sociologias - (CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222014000300024&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 out. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/15174522-016003702
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