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Título: Adolescent drivers in Brazil: prevalence and associated factors estimated from the National Adolescent School-based Health Survey (PeNSE 2012)
Outros títulos: Motoristas adolescentes no Brasil: prevalência e fatores associados estimados a partir da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012)
Autor(es): Duarte, Elisabeth Carmen
Garcia, Leila Posenato
Assunto: Motoristas adolescentes
Saúde escolar
Adolescentes
Comportamento - avaliação
Acidentes de trânsito
Data de publicação: 2014
Editora: Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Referência: DUARTE, Elisabeth Carmen; GARCIA, Leila Posenato. Adolescent drivers in Brazil: prevalence and associated factors estimated from the National Adolescent School-based Health Survey (PeNSE 2012). Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 17, supl. 1, p. 3-16, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400050002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2014000500003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 out. 2019. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DUARTE, Elisabeth Carmen; GARCIA, Leila Posenato. Motoristas adolescentes no Brasil: prevalência e fatores associados estimados a partir da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012). Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 17, supl. 1, p. 3-16, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400050002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2014000500003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 out. 2019.
Resumo: INTRODUÇÃO: Existem evidências de que a direção entre adolescentes pode representar riscos para os condutores, passageiros e sociedade em geral. OBJETIVO: Estimar a prevalência e os fatores associados à história de direção de veículo motorizado por adolescentes escolares (menores de 18 anos de idade) no Brasil, em 2012. MÉTODOS: O estudo foi realizado com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada em 2012. Foram estimadas as prevalências da história (pelo menos uma vez nos últimos 30 dias) de dirigir veículo motorizado (carro, motos, barcos) por escolares com menos de 18 anos, assim como as razões de chance brutas e ajustadas, tendo a direção frequente (quatro vezes ou mais nos últimos 30 dias) como desfecho. RESULTADOS: Entre os 106.621 adolescentes entrevistados, 27,0% (IC95% 22,9 - 31,5) referiram ter dirigido veículo motorizado, e 12,9% (IC95% 10,0 - 16,5) referiram direção frequente (quatro vezes ou mais). Os fatores mais associados à direção frequente foram: maior idade, sexo masculino, maior escolaridade da mãe, residir em domicílio com menor número de moradores, nas regiões Nordeste e Norte, com alguém que possui carro e/ou moto em casa, estudar em escola no interior, consumir bebida alcoólica e não aderir ao uso do cinto de segurança. CONCLUSÃO: A alta prevalência e os fatores associados a essa prática podem munir gestores para priorizar políticas e reforçar a aplicação da legislação de trânsito em grupos específicos.
Abstract: INTRODUCTION: There is evidence that adolescent drivers can represent risks to themselves, to passengers and to society in general. OBJECTIVE: To estimate the prevalence of history of driving among adolescent students (under the age of 18) and associated factors, in Brazil, in 2012. METHODS: This study analyzed data from the National Adolescent School-based Health Survey (PeNSE), held in 2012. The prevalence of history (at least once in the past 30 days) of driving motorized vehicles (cars, motorcycles or boats) by students aged less than 18 years old, as well as crude and adjusted odds ratios (OR) related to frequent driving (four or more times in the past 30 days) as the outcome, were estimated. RESULTS: Among the 106,621 interviewed students, 27.0% (95%CI 22.9 - 31.5) reported having driven a motorized vehicle, and 12.9% (95%CI 10.0 - 16.5) reported being a frequent driver (four or more times). Factors associated with frequent driving were: older age, male, mothers with higher schooling, living in a household with fewer members, living in the North and Northeast regions, living with someone who has a motorcycle or a car, when their school is not located in a state-capital, drinking alcohol and not wearing a seatbelt. CONCLUSION: The higher prevalence of history of driving among adolescent students in Brazil and the identified associated factors might help authorities to prioritize policies and to reinforce the adherence to traffic legislation among specific groups.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Medicina (FMD)
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400050002
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