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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFurlan, Paula Giovanapt_BR
dc.contributor.authorCampos, Gastão Wagner de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:40Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:40Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationFURLAN, Paula Giovana; CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Pesquisa-apoio: pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucional. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 18, supl. 1, p. 885-894, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0285. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000500885&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 nov. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29341-
dc.description.abstractA partir da revisão da tradição da pesquisa participante, origens e tipologias, este artigo sugere a intercessão com o método Paideia, usando-o como estratégia para intervenção dos pesquisadores, o que vem sendo denominado pesquisa-apoio. Essa integração busca incorporar a participação dos sujeitos investigados no processo de pesquisar, considerando ainda a inserção ativa do pesquisador com suas ofertas e seu projeto. São apresentados conceitos do método Paideia, seu referencial operativo e dialógico, a metodologia da pesquisa-apoio, que integra tanto momentos participantes como de intervenção dos pesquisadores, com a construção de narrativas interpretativas. Analisa-se que as premissas do metódo destacam o esforço para a reflexão e a produção de conhecimento em três planos: do objeto ou problema, da sociabilidade/da instituição (relações de poder) e da análise de si mesmo (pesquisador e investigado).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUNESPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePesquisa-apoio : pesquisa participante e o método Paideia de apoio institucionalpt_BR
dc.title.alternativeSupport research : participatory research and the Paideia method of institutional support-
dc.title.alternativeInvestigación-apoyo : la investigación participante y el método Paideia de apoyo institucional.-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPesquisa qualitativapt_BR
dc.subject.keywordObservação participantept_BR
dc.subject.keywordApoio institucionalpt_BR
dc.subject.keywordPaideiapt_BR
dc.rights.licenseInterface - Comunicação, Saúde, Educação - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000500885&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 08 nov. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0285pt_BR
dc.description.abstract1From reviewing the tradition of participatory research and its origins and types, this article suggests that intercession by means of the Paideia method should be used as a strategy for researchers’ interventions. This has been termed “support research”. This integration seeks to incorporate participation in the research process by the subjects investigated, and also envisages active involvement by researchers, with their offers and projects. The concepts of the Paideia method are presented, with its operating and dialogical framework. The “support research” methodology integrates participatory moments and interventions by the researchers, with construction of interpretive narratives. This analysis shows that the premises of the method highlight the efforts made towards reflection and knowledge production in three planes: the object or problem, sociability/institution (power relations) and self-analysis (researcher and subject investigated).-
dc.description.abstract2A partir de una revisión de la investigación participante, orígenes y tipologías, este artículo propone la intersección con el método Paideia, usándolo como una estrategia de intervención de los investigadores, lo que se ha denominado investigación-apoyo. El propósito de esta intervención es incorporar la participación de los sujetos investigados en el proceso de investigación, considerando también la inserción activa del investigador con sus ofertas y su proyecto. Se presentan los conceptos del método Paideia, su marco operativo y de diálogo, la metodología de investigación-apoyo que integra tanto momentos participantes como de intervención de los investigadores, con la construcción de narrativas interpretativas. Se analiza que las premisas del método destacan el esfuerzo para la reflexión y la producción de conocimiento en tres planos: del objeto o problema, de la sociabilidad/institución (relaciones de poder) y del análisis de sí mismo (investigador y investigado).-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Saúde Coletiva (FCE-SC)pt_BR
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