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Título: | Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas |
Outros títulos: | Anxiety in examination contexts: validity evidence of two scales Ansiedad en situaciones de prueba: evidencias de validez de dos escalas |
Autor(es): | Karino, Camila Akemi Laros, Jacob Arie |
Assunto: | Ansiedade Testes psicológicos Desempenho cognitivo |
Data de publicação: | 2014 |
Editora: | Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
Referência: | KARINO, Camila Akemi; LAROS, Jacob A. Ansiedade em situações de prova: evidências de validade de duas escalas. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 1, p. 23-36, abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 nov. 2019. |
Resumo: | A competição, a cobrança social e pessoal e a possibilidade de fracasso são alguns dos fatores que podem tornar a situação de prova um evento estressante e gerador de ansiedade. Nesse contexto, este estudo objetivou disponibilizar para o Brasil dois instrumentos de avaliação da ansiedade em situações de testagem e demonstrar evidências de validade dessas escalas. Participaram do estudo 1.878 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Brasília. Dois instrumentos de ansiedade foram desenvolvidos: um que busca medir quatro dimensões de ansiedade, o Inventário de Ansiedade frente a Provas (IAP), e o Inventário de Ansiedade Internamente e Externamente Causada (IAIEC). Verificou-se que os instrumentos têm adequadas estruturas fatoriais e boa consistência interna. Ademais, análises de correlação com outros instrumentos de ansiedade indicaram evidências de validade convergente adequada com correlações entre 0,31 e 0,72. As implicações do estudo são notáveis no âmbito clínico, social e acadêmico. |
Abstract: | Competition, social and personal demands, and the possibility of failure are all factors that might turn examination situations into stressful and anxiety-inducing events. The purpose of the present study was to provide two Brazilian assessment instruments of anxiety in examination contexts and to demonstrate evidence of their validity. A sample of 1,878 high school students from public and private schools in Brasilia participated in this study. Two instruments of anxiety were developed: the Testing Anxiety Inventory (IAP) measuring four anxiety dimensions, and the IAIEC assessing internally and externally caused anxiety. The findings indicate that both instruments have an adequate factor structure and a good internal consistency. Moreover, correlational analysis with other instruments of anxiety suggests evidence of an adequate convergent validity with correlations varying between .31 and .72. The implications of the present study are noteworthy in clinical, social and academic contexts. |
Resumen: | La competencia, presión social y personal, así como la posibilidad de fracaso son algunos de los factores que pueden hacer de la realización de una prueba un momento de estrés que genera ansiedad. En ese contexto, este estudio buscó ofrecer dos instrumentos de medida de la ansiedad en situación de prueba y demostrar las evidencias de validez de esas escalas para uso en Brasil. Participaron 1.878 estudiantes de enseñanza media de escuelas públicas y particulares de Brasilia. Dos instrumentos de ansiedad fueron desarrollados: uno que busca medir cuatro dimensiones de ansiedad, el Inventario de Ansiedad frente a Pruebas (IAP), y el Inventario de Ansiedad Interna y Externamente Causada (IAIEC). Se verificó que los instrumentos tienen estructuras factoriales adecuadas y buena consistencia interna. Además, los análisis de correlación con otros instrumentos de ansiedad indicaron evidencias de validez convergente adecuadas con correlaciones entre 0,31 y 0,72. Las implicaciones de esta investigación son importantes para el ámbito clínico, social y académico. |
Licença: | Psico-USF - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 08 nov. 2019. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100004 |
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